Mais um convênio firmado em prol de proporcionar novas experiências aos nossos alunos. ?

Em visita ao Equador, coordenadora do Setor de Internacionalização representa Faculdade Luciano Feijão em assinatura de convênio

O convênio é mais um firmado em prol de ampliar o ensino dos acadêmicos

A Faculdade Luciano Feijão (FLF) assinou um convênio de cooperação com mais uma universidade internacional. Entre os dias 18 e 20 de janeiro, a profa. Dra. Fabiana Bizarria, responsável pelo setor de internacionalização, criado em 2022, esteve em visita a instituições de ensino superior do Equador e representando a FLF, assinou convênio com a Universidade Técnica de Loja (UTPL).

A assinatura do termo de cooperação, considerando diálogos anteriores ao evento, formalizou o interesse em estreitar laços de parceria entre as instituições. Com a UTPL, os alunos poderão ter a experiência da internacionalização “at home”, considerando a forte experiência da universidade na formação com utilização de tecnologias de comunicação e interação, sendo a primeira do país em números de alunos vinculados ao sistema de educação a distância. Além disso, possui ampla experiência em laboratórios de tecnologia, com uso de realidade virtual, bem como projetos para incubadoras de empresas e parque industrial aberto a comunidade externa.

As visitas seguiram a agenda de participação no XXI Colóquio Internacional de Gestão Universitária, organizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, que, em 2023, foi realizado na cidade de Loja, Equador, na sede da Universidade Técnica de Loja (UTPL).

“Com as visitas e o convênio firmado, bem como reconhecimento da riqueza cultural do país, e, ainda, desenvolvimento tecnológico e capacidades de investigações relativas à biodiversidade, acredito que ampliamos possibilidades de intercâmbio para nossos docentes e discentes, com reconhecimento de possibilidades em Universidades importantes na América Latina”, afirmou Bizarria.

A professora realizou um tour pelo campus da Universidade de São Francisco de Quito. Sendo a primeira nos rankings do país, a Universidade possui programas de internacionalização, incluindo investigações relacionadas à biodiversidade das ilhas Galápagos, que atraem muitos estudantes dos Estados Unidos da América, bem como forte inserção social e comunitária, com muitas atividades extracurriculares que enfatizam a vivência social e comunitária.

Programas de curso de curta duração foram avaliados, a partir de formações intensivas em temas de relevância interdisciplinar, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Universidade Central do Equador também foi uma das instituições visitadas. A instituição é a mais antiga do país, com legado cultural e trajetória institucional com impactos importantes no desenvolvimento da região. Possibilidades no campo da pesquisa foram identificados, com desdobramentos para parcerias que potencializem a cooperação e o intercâmbio.

Michele Lima