FLF CONNECT     PortugueseEnglishSpanish

Administração | Faculdade Luciano Feijão

Detalhes do curso

Administração

5
5/5
  • Apresentação
  • Atuação
  • Matriz
  • Empresa Júnior
  • Documentos
  • Coordenação

Apresentação

Com base na missão estabelecida, o Curso de Administração tem sua estrutura curricular voltada à realidade do nordeste brasileiro, ou seja, à nova característica socioeconômica que se evidencia na região Norte no Estado do Ceará.

A Faculdade Luciano Feijão, ciente das exigências impostas pelo mercado, concebeu este curso partindo da premissa básica de que o mercado necessita de gestores empreendedores, preparados para o desempenho de atividades criativas, inovadoras e desafiantes, estabelecidas pelas empresas contemporâneas.

Esses profissionais estão sendo preparados para desenvolverem novas práticas de gestão que contribuirão para o desenvolvimento mercadológico da região, tornando-se capazes de acompanhar a concorrência mundial advinda da globalização. As oportunidades para esses profissionais estão subdivididas nas diversas áreas de atuação, não só no Nordeste, mas em todo o país, tendo como premissa a construção social e a cidadania consciente com ética e pró-atividade.

Para atingir a concepção idealizada, elaborou-se uma estrutura curricular que visa o desenvolvimento das habilidades específicas do profissional nela formado, para que possa ser excelente condutor de trabalho, para formar o seu próprio negócio ou para liderar empreendimentos e organizações de terceiros, que assuma o papel de impulsionador de mudanças através da aquisição dos seguintes conteúdos:

– Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação, da informação e das ciências jurídicas;

– Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;

– Conteúdos dos Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração;

– Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar que possibilitarão o enriquecimento do perfil do egresso.

O Currículo contempla atividades complementares, como instrumento de interdisciplinaridade e como ambiente propício ao desenvolvimento de novas aprendizagens na área de administração e em áreas afins.

Partindo destas abordagens o curso contempla em seu projeto político pedagógico uma identidade com o cenário nacional, preservando características específicas da região. As disciplinas: Gestão Estratégica e Planejamento Organizacional, Política Econômica Brasileira e Desenvolvimento Regional, Estatística e Indicadores Regionais, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Gestão Empreendedora e Desenvolvimento Local, entre outras, foram planejadas com o objetivo de conferir ao curso um caráter singular, em consonância com o cenário regional, levando em conta o contexto sociopolítico e econômico global.

Objetivo Geral

O curso de Administração tem por objetivo promover a formação de Gestores para o mercado, desenvolvendo comportamentos éticos e profissionais, com habilidades para a coordenação de atividades, organização, planejamento estratégico e operacionalização de trabalhos na área empresarial, adaptáveis ao processo de mudança contínua nas Organizações e na sociedade contemporânea.

Objetivos específicos

Área de Atuação Profissional

O bacharel em Administração tem como campo de atuação as empresas de micro, pequeno, médio, grande porte e Organizações Não Governamentais (ONGs). Também pode segmentá-lo em empresas públicas ou privadas, ou ainda em empresas do ramo industrial, comercial, serviços ou rural. Seguindo os preceitos do Artigo 2º da Lei 4.756 que define as áreas e os campos privativos de administração em:

  • Administração Financeira;
  • Administração Mercadológica/Marketing;
  • Administração de Produção;
  • Organização e Métodos e Programas de Trabalho;
  • Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas;
  • Administração de Materiais e Patrimoniais;
  • Administração de Sistemas de Informação;
  • Comércio Exterior;
  • Empreendedorismo;
  • Carreira Docente;
  • Administração Esportiva;
  • Administração Hospitalar;
  • Administração Hoteleira;
  • Terceiro Setor.

A LF Júnior Consultoria

A LF Júnior Consultoria desenvolve atividades de diagnóstico, análise, elaboração, implantação e monitoramento de projetos, consultoria em gestão, tecnologia, informação e comunicação empresarial, treinamento e seleção de pessoal. A efetivação da Loja Aprendiz consolidou-se como um espaço laboratorial de práticas empreendedoras que tem a premissa de complementar a formação acadêmica do aluno, incentivando a criação de novos líderes empreendedores e um novo conceito, valores e visões para o mercado. Isso se deve ao fato destes universitários terem a oportunidade de, através da empresa júnior, gerir uma empresa real e aplicar os conceitos assimilados.

Rogeane Morais Ribeiro

Coordenadora

Rogeane Morais Ribeiro

Sobre a coordenação

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2001). Pós-graduação em Contabilidade Gerencial Pública e Privada pela UVA (2002). Pós-graduação em Marketing pela UVA (2008). Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2011). Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Participante do grupo de pesquisa – Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP): Núcleo de Pesquisa em Tecnologia de Gestão (NuTeG) da Universidade Vale do Itajaí – UNIVALI. Possui experiência em Avaliação de Desempenho, Gestão de Custos e Capacidades Empreendedoras, Turísticas e Estratégicas. Atualmente é coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão – FLF.

Informações
Compartilhe :

Seja bem vindo!

Tem alguma pergunta?

Você tem alguma dúvida em relação ao curso ou instituição?