FLF CONNECT     PortugueseEnglishSpanish

Enfermagem | Faculdade Luciano Feijão

Detalhes do curso

Enfermagem

5
5/5
  • Apresentação
  • Egresso
  • Matriz
  • Laboratórios
  • Documentos
  • Coordenação

Apresentação

O currículo proposto para o Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Luciano Feijão está de acordo com o que prescrevem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001, e ao que recomenda as Resoluções nº 350/2005 e 569/2017 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A proposta está pautada em concepções pedagógicas crítico-reflexivas e filosóficas que valorizam a ética, a humanização e o cuidado integral em enfermagem. Nesse caso, propõe-se um modelo de currículo em regime seriado semestral, com matrículas por disciplina, exceto no primeiro período, que favoreça a indução de processos de ensino-aprendizagem flexíveis, dinâmicos, centrados no estudante, baseado em problemas e na aprendizagem significativa, mediante a adoção de metodologias ativas, e que possibilite a incorporação de uma concepção mais ampliada de saúde.

Tendo como objetivo formar o enfermeiro(a) dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como conhecedor(a) da organização do sistema de saúde vigente no país, capaz de atuar com eficiência e compromisso no cuidado em saúde, o Curso de Enfermagem da FLF está pautado nas mais atuais estratégias pedagógicas destinadas à formação em saúde, atento a seu dinamismo e a velocidade das transformações no cenário da formação de profissionais para a saúde.

Destarte, habilita o profissional para o exercício da profissão quanto às prerrogativas éticas e legais do Bacharelado em Enfermagem em consonância com a legislação vigente.

Objetivo Geral

Formar o enfermeiro(a) dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como conhecedor(a) da organização do sistema de saúde vigente no país, capaz, assim, de atuar com eficiência e compromisso no cuidado em saúde visando melhores condições de saúde para a população.

Objetivos específicos

Tendo por base o objetivo geral do curso proposto, seus objetivos específicos são os seguintes:

Perfil do Egresso

Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com a qualificação para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos; capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes; capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde do ser humano.

Laboratórios

A Faculdade Luciano Feijão disponibiliza ao Curso de Enfermagem laboratórios didáticos especializados e laboratórios de informática, integrados às atividades de aprendizagem do currículo do curso bacharelado de enfermagem com os equipamentos e materiais necessários para as aulas práticas, a saber:

  • Laboratório Integrado de Anatomia Humana;
  • Laboratório Integrado de Ciências Biológicas (Histologia, Microbiologia e Parasitologia);
  • Laboratório de Bioquímica;
  • Laboratório de Habilidades para o Cuidado em Saúde e de Práticas de Enfermagem;
  • Laboratórios de Informática.

Os laboratórios possuem normas e regulamentos pré-estabelecidos, com quantidade de equipamentos adequados aos espaços físicos.

Coordenadora

Denise Lima Nogueira

Sobre a coordenação

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2020). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Auditoria dos Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2012). Atua como Coordenadora e Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão (2018). Atuou como Enfermeira e Coordenadora de Educação Permanente e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (2011-2021), como Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú onde também desempenhou a função de Coordenadora de Estágios do Curso de Enfermagem (2014-2016). Participou como membro da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço CIES da Macrorregião de Sobral-CE (2011-2017), e da Comissão de Acompanhamento de Contrato entre a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e a Secretaria Municipal de Sobral (2011-2021). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Juventude do Ceará da Universidade Federal do Ceará, do Grupo Interprofissional de Pesquisa em Enfermagem e Saúde da Faculdade Luciano Feijão e do Laboratório de Pesquisa Lindsay da Universidade de Massachusetts (Boston/EUA). Possui ampla experiência na área da Enfermagem e Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Saúde Materno-Infantil, Educação Permanente em Saúde e Formação na Saúde.

Informações
Compartilhe :

Seja bem vindo!

Seja bem vindo!

Tem alguma pergunta?

Você tem alguma dúvida em relação ao curso ou instituição?