FLF CONNECT     PortugueseEnglishSpanish

Arquitetura e Urbanismo | Faculdade Luciano Feijão

Detalhes do curso

Arquitetura e Urbanismo

5
5/5
  • Apresentação
  • Matriz
  • Documentos
  • Coordenação

Apresentação

A Arquitetura e Urbanismo (AU) é uma área de conhecimento que representa, materialmente, a organização social, política e cultural de uma sociedade. Para entender uma edificação ou a organização de espaço construído ou não construído é importante conhecer o seu processo de produção, inclusive o financiamento, quem construiu e quem projetou. A área de Arquitetura e Urbanismo insere-se no âmbito da grande área de Ciências Sociais Aplicadas e possui interfaces e especificidades que, pela amplitude de atuação e abordagem, possibilitam um permanente diálogo com outras áreas de conhecimento, o que lhes confere um caráter interdisciplinar.


Ressalta-se, portanto, a importância da Arquitetura e Urbanismo para o desenvolvimento socioeconômico do país, face ao contexto nacional de profundas desigualdades sociais e econômicas, de disparidades regionais e de agudos problemas ambientais. Sob essa perspectiva, os Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo desempenham um papel fundamental, e devem estar comprometidos com a formação de profissionais aptos a atuar nos diversos segmentos produtivos, capazes de desenvolver soluções em seu processo de trabalho e por meio de pesquisas aplicadas que contribuam para o enfrentamento dos problemas ambientais e no campo de produtos e serviços.

Objetivo Geral

Os objetivos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo foram definidos considerando o comprometimento da Faculdade Luciano Feijão com a qualidade da formação, dispostas nas DCN, bem como as necessidades locais e regionais.

Busca-se uma formação integral e adequada do estudante através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão com vistas à formação social, humana e científica, preparando-o para o trabalho profissional, de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação.

Considerando as competências e habilidades necessárias para a formação de Arquitetos Urbanistas e o perfil desejado para os egressos, o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Luciano Feijão terá como objetivo geral

  • Formar um profissional dinâmico e competente, que saiba equilibrar as questões ligadas à ciência e à expressão plástica e formal, preparado para exercer suas atividades no mercado de trabalho, com ênfase na prática projetual, com domínio tecnológico e com visão crítica, tanto da produção arquitetônica e urbanística como da sociedade brasileira, preparado para o exercício pleno da cidadania pautado pelo respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Objetivos específicos

Profa. Gabrielle Astier de Villatte Wheatley Okretic

Coordenadora

Profa. Gabrielle Astier de Villatte Wheatley Okretic

Sobre a coordenação

Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Luciano Feijão. Foi docente no curso de Arquitetura e Urbanismo na Fundação Ieducare e coordenadora das pós graduações em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNINTA (Sobral-CE). Faz estágio pós doutoral no departamento de Geografia pela UVA (em andamento). Coordena o grupo de pesquisa UrbColab, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Arquitetura, Cidade e Tecnologia – NuPACT (CNPq). Doutora em urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016-2020), e estágio (doutorado sanduíche) na Universidad de Antioquia no Departamento de Ciências Sociais, Medellin – Colômbia (2018-2019). Foi docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas (Poços de Caldas – MG) em 2016. Foi pesquisadora bolsista da FIOCRUZ, na implantação do projeto piloto “Observatório de Saúde Urbana“ (2014-2015). Mestra em Urbanismo, com bolsa Fapesp (2012-2013). Participou do grupo de pesquisa do CNPq “Águas no Meio Urbano“ (CEATEC/PUC-Campinas, 2012- 2013) coordenado pela professora doutora Laura Machado de Mello Bueno. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006 – 2011). Fez parte do PET, e projetos de extensão pelas PUCC e UNICAMP. Especialidade: arquitetura de baixo impacto ambiental e urbanismo colaborativo. Faz parte do Br Cidades, representando o Núcleo Br Ceará.

Informações
Compartilhe :

Seja bem vindo!

Tem alguma pergunta?

Você tem alguma dúvida em relação ao curso ou instituição?