O curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão estará voltado, então, à realidade econômica, social e humana que se evidencia, de forma especial, na região norte no Estado do Ceará, mas sem restringir-se a tal realidade.
Consciente da necessidade de profissionais socialmente comprometidos com a produção do conhecimento atrelada à transformação social, o curso se propõe a fomentar as competências teórica, técnica e política do seu corpo docente e discente.
Nesse sentido, toma como missão: “A promoção da formação de profissionais capazes de produzir conhecimento e saberes psicológicos através do ensino, pesquisa e extensão comprometidos com as transformações da realidade social, através de sua intervenção teórico-prática, tanto no plano local como nacional.”
Para a realização de sua missão o curso de Psicologia se propõe a:
– Preparar profissionais para a atuação em diversas áreas da Psicologia, enfatizando sua importância para o fortalecimento da cidadania;
– Estimular a iniciação à pesquisa e produção de conhecimento relacionadas à área da Psicologia;
– Incentivar a participação em atividades de extensão que favoreçam a inserção do estudante na práxis psicológica, efetivando, assim, a mediação entre a academia e a sociedade;
– Apoiar a iniciação à docência, através de programas de monitoria e outras atividades relacionadas, possibilitando o aprofundamento dessa prática na pós-graduação;
– Qualificar discentes para contribuir em outras áreas do conhecimento, no debate interdisciplinar.
Formar profissionais de Psicologia dentro de elevados padrões de qualidade técnico-científica em conformidade com a legislação vigente, tomando em consideração a realidade nacional e loco-regional.
Tendo por base o objetivo geral do curso proposto, seus objetivos específicos são os seguintes:
O Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão busca oferecer uma sólida formação básica, generalista, que possibilite ao profissional de Psicologia inserir-se em distintos espaços de atuação profissional, dotado que deve estar da capacidade de agir crítica, fundamentada e criativamente nos novos e diferentes contextos de atuação.
Formação básica e generalista, no entanto, não devem descaracterizar a necessidade de organizar a formação dos futuros psicólogos em sólidas bases teórico-metodológicas compatíveis com especificidades contextuais. Por este motivo, e seguindo orientação das Novas Diretrizes Curriculares (2004), destacamos ênfases curriculares de concentração e aprofundamento de estudos.
O curso de Psicologia a ser ofertado pela Faculdade Luciano Feijão passa a ser estruturado, então, em dois diferentes níveis: um núcleo comum, organizado em torno de eixos estruturantes, capaz de agrupar conhecimentos (competências, habilidades e atitudes) básicos para todo e qualquer profissional de Psicologia e compatíveis com os demais cursos de Psicologia do país; e um segundo nível, organizado em ênfases curriculares organizadas em torno de competências específicas de dois domínios de atuação profissional: as ênfases curriculares propostas são: Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Social, Institucional e das Organizações.
A Ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde amplia o contexto de atuação comumente atribuído ao psicólogo clínico como profissional liberal. O psicólogo clínico formado pela Faculdade Luciano Feijão atua na área da saúde em diferentes contextos, mediante práticas que visam minimizar o sofrimento e potencializar a alegria humana contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde, mediante a construção de sujeitos críticos, solidários e autônomos. Essa atuação se dá nos planos individual, grupal e institucional, nas perspectivas da promoção e prevenção da saúde. O profissional dessa área atua eticamente nas tarefas de estudo, diagnóstico e acompanhamento de pessoas em situações de crise ou não, quadros psicopatológicos ou nas situações cotidianas da vida, nos quais esse profissional possa contribuir para maximizar a qualidade de vida, por meio de métodos e instrumentos psicológicos consagrados ou práticas socialmente reconhecidas.
A Ênfase em Psicologia Social, Institucional e das Organizações vem atender à demanda, cada vez mais premente, de subsídios teóricos e técnicos para a atuação do psicólogo em diferentes comunidades e contextos organizacionais e institucionais. Visa, também, subsidiar a criação de formas alternativas de atuação do psicólogo, como as de cunho coletivo, institucional ou mesmo preventivo e de orientação. Julgamos de fundamental importância que a ênfase Psicologia Social, Institucional e das Organizações seja subsidiada por diferentes perspectivas teórico-metodológicas, quais sejam: a que se apoia em referenciais específicos da Psicologia Social Comunitária; e a que se apoia em referenciais específicos da Análise Institucional, Psicologia Ambiental, Social, do Trabalho e das Organizações.
Disciplina | Carga Horária |
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História da Psicologia | 80 |
Introdução às Ciências Sociais | 80 |
Introdução à Filosofia | 80 |
Psicologia como Ciência e Profissão | 80 |
Introdução ao Pensamento Científico | 80 |
Português Instrumental e Produção Textual | 80 |
Estudos Integrativos I | 80 |
Disciplina | Carga Horária |
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Fundamentos de Anatomia e Fisiologia Humana | 80 |
Comportamentalismo I | 40 |
Psicanálise I | 40 |
Fenomenologia e Humanismo I | 40 |
Psicologia Histórico-Cultural I | 40 |
Psicologia da Educação I | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento I | 40 |
Metodologia Quantitativa | 60 |
Estudos Integrativos II | 20 |
Disciplina | Carga Horária |
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Neurociências | 80 |
Psicanálise II | 80 |
Comportamentalismo II | 80 |
Fenomenologia e Humanismo II | 80 |
Metodologia Qualitativa | 60 |
Estudos Integrativos III | 20 |
Disciplina | Carga Horária |
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Psicologia Histórico-Cultural II: Processos Psicológicos Básicos | 80 |
Psicologia Social I | 40 |
Psicologia Social do Trabalho e das Organizações I | 40 |
Instrumentos de Avaliação Psicológica I | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento II | 80 |
Estágio Básico I | 80 |
Disciplina | Carga Horária |
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Estágio Básico II | 80 |
Psicologia Social do Trabalho e das Organizações II | 80 |
Psicologia da Educação II | 80 |
Psicologia Social II | 80 |
Psicopatologia | 80 |
Disciplina | Carga Horária |
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>Psicofarmacologia | 80 |
Psicologia da Saúde | 80 |
Análise Institucional I | 40 |
Instrumentos de Avaliação Psicológica II | 80 |
Psicologia Aplicada às Pessoas com Deficiências | 40 |
Psicologia Jurídica | 40 |
Projeto de Pesquisa em Psicologia | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
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Psicopatologia Infantil | 80 |
Psicologia Ambiental | 40 |
Psicologia Comunitária | 40 |
Ética Profissional | 40 |
Estágio Básico III | 40 |
Psicoterapia Breve | 40 |
Saúde Coletiva | 40 |
Psicologia Hospitalar | 40 |
Pesquisa em Psicologia | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
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Monografia I | 40 |
Psicologia das Emergências, Desastres e Luto | 40 |
Métodos e Técnicas de Intervenção Psicossocial | 40 |
Teorias e Processos Grupais | 80 |
Psicologia do Esporte | 40 |
Psicologia do Trânsito e da Mobilidade Humana | 40 |
Psicoterapia Infantil | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia IV: Processos Familiares, Conjugais e Parentalidade | 40 |
Psicopatologia e Intervenções Clínicas - Fenomenologia e Humanismo | 80 |
Psicopatologia e Intervenções Clínicas - Comportamentalismo | 80 |
Psicopatologia e Intervenções Clínicas - Psicanalítica | 80 |
9º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Hospitalar I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Psicanálise I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Fenomenologia e Humanismo I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Comportamentalismo I | 80/160 |
Monografia II | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia I: Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia II: Psicodiagnóstico | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia III: Direitos Humanos e Políticas Públicas | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia V: Intervenções Grupais | 40 |
9º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia, Institucional e das Organizações) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Jurídica I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social e Comunitária I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia da Saúde I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Escolar I | 80/160 |
Monografia II | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia I: Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia II: Psicodiagnóstico | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia III: Direitos Humanos e Políticas Públicas | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia V: Intervenções Grupais | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
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10º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Hospitalar II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Psicanálise II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Fenomenologia e Humanismo II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Comportamentalismo II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Psicologia Histórico Cultural II | 80/160 |
10º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia Social, Institucional e das Organizações) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Jurídica II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social e Comunitária II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia da Saúde II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Escolar II | 80/160 |
O Centro de Psicologia Aplicada – CPA é uma instância formativa complementar do Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão, prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (MEC/SESU, 2004). Funcionará como centro gerenciador dos estágios profissionalizantes e treinamento profissional aos alunos de graduação, aperfeiçoamento em Psicologia; também como órgão de prestação de serviços à comunidade, organizado em torno de serviços de Psicologia Aplicada nas áreas afins às duas ênfases curriculares de domínios de atuação profissional do Curso: Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Social, Institucional e das Organizações. Fica situado na Rua José Lopes, 400 – Dom Expedito, Sobral-CE, tendo sua organização administrativa e seu funcionamento disciplinados pelo presente Regulamento, Normas da Instituição Faculdade Luciano Feijão, assim como, também, pela legislação pertinente à Vigilância Sanitária (RDC 302 e RDC 306).
Inicia suas atividades composto por três laboratórios: Laboratório de Neurociências, Laboratório de Análise Experimental do Comportamento e Laboratório de Avaliação Psicológica; e por dois núcleos de modo a contemplar as duas grandes áreas de atuação profissional do Curso: Núcleo de Psicologia Clínica e da Saúde e Núcleo de Psicologia Social, Institucional e das Organizações.
O Núcleo de Psicologia Clínica e da Saúde abrigará a Clínica-Escola, cujos serviços oferecerão condições ao aluno de aplicar, sob supervisão, as diferentes abordagens teórico-metodológicas de atendimento psicológico. Procurando, assim, assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas nos âmbitos da intervenção na clínica e na saúde.
Portaria Nº 269, de 3 de Abril de 2017 (Renovação de Reconhecimento)
Coordenadora
Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Formação em Avaliação Psicológica (NEUROPSICOCENTRO) Especialização em Psicooncologia (UNICHRISTUS). Pós-graduação em Neuropsicologia (UNICHRISTUS). Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Integrante do LEPP – Saúde (Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde – UNIFOR). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Atua como psicóloga clínica, coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão (FLF) e Coordenadora do curso de Pós-graduação em Avaliação Psicológica da FLF.
Você tem alguma dúvida em relação ao curso ou instituição?