Scientia – Apresentação

Scientia – Apresentação

ISSN 2317-5869

Scientia vol. 4, nº 8 (2018) - Faculdade Luciano Feijão (FLF)

Apresentação

Com o objetivo de se firmar como uma instituição de referência na produção, divulgação e difusão do conhecimento, a Faculdade Luciano Feijão (FLF), mantida pelo Centro Social Clodoveu Arruda, apresenta a sua Scientia: revista de ensino, pesquisa e extensão.

Este periódico, a ser editado semestralmente, em versão impressa e eletrônica, conta com professores e pesquisadores de respeitáveis centros de pesquisa para criar uma rede de colaboração interinstitucional, garantindo, assim, um diálogo entre diferentes correntes do pensamento científico, artístico e filosófico sobre temas que estão no centro das preocupações das ciências humanas, sociais e da saúde. Por esta razão, a linha editorial da Scientia contempla trabalhos desenvolvidos nas áreas de Administração, Comunicação Social, Direito, Psicologia e afins, de modo que a interdisciplinaridade entre os diversos campos do saber se presta à tessitura de um olhar crítico na tentativa de abranger a complexidade da realidade, seja natural, seja social.

Vinculada à Coordenadoria de Pesquisa, a revista integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desta Instituição de Ensino Superior (IES), o que revela o compromisso de pesquisar e de intervir na sociedade à qual pertencemos a partir dos usos sociais dos diversos saberes para a efetivação de uma sociedade fundamentada na democracia e na justiça social.

Por isso, é necessário destacar que a pesquisa e o ensino se vinculam diretamente às intervenções que as IES podem apresentar e implementar no nosso país. Uma revista própria anuncia a efetiva valorização e apoio à pesquisa e à extensão, permitindo o reconhecimento definitivo destas como atividades acadêmicas importantes e necessárias.

A Scientia é uma aposta no crescimento da FLF como instituição capaz de dar respostas às demandas sociais. “Pois, sem pesquisa e sem extensão, comprometemos a qualidade dos serviços que prestamos e limitamos nossa contribuição à sociedade. Ficamos reduzidos a uma Escola de Ensino Superior que ministra um ensino pouco atrelado à realidade, visto que ‘é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo’ (MINAYO, 2002)”.

A todos, uma boa viagem pelas searas da Scientia.