Professores do Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão participam do Programa Isaías Nicolau

Professores do Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão participam do Programa Isaías Nicolau

Professores do Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão “Canudos: Superando as desigualdades étnico-raciais através do diálogo” participam do Programa Isaías Nicolau para falar sobre as experiências vividas no âmbito da extensão na comunidade de Canudos.

Os professores falaram sobre compromisso ético no exercício das vivências comunitárias; sobre capacidade, protagonismo e autonomia dos alunos nos processos; compromisso social; o lugar do estudante enquanto pesquisador no cotidiano; importância das interlocuções entre a sabedoria popular e o conhecimento teórico; e, sobre a possibilidade de formação cidadã privilegiando produção do conhecimento significativa para a superação das desigualdades sociais existentes.

A extensão serve como uma via de mão duplas, ao mesmo tempo em que a Faculdade Luciano Feijão leva conhecimento à comunidade, a comunidade também ensina os seus saberes à Faculdade. “Por meio da tríade ensino-pesquisa-extensão, os alunos dos cursos de Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Psicologia participam de um projeto interdisciplinar de caráter interventivo inovador e pioneiro no país. É o lugar onde os conhecimentos aprendidos em salas de aula se concretizam e ganham sentido para a vida.”

Segundo afirma o Prof. José Maria Neto, professor do curso de Psicologia e orientador do projeto de extensão. Segundo a Profª. Alcineide, do curso de Administração e também orientadora do projeto, “todo o conhecimento produzido dentro dos muros acadêmicos deve chegar à comunidade através de oficinas e atividades que proporcionem o empoderamento comunitário”.