Apresentação
O Curso de Odontologia da Faculdade Luciano Feijão está de acordo com o que prescrevem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002, na Resolução CNS nº 515/2016 e na Recomendação CNS nº 024, de 10 de julho de 2008.
A proposta de implantação do Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Luciano Feijão foi fundamentada nas necessidades do contexto sócio demográfico e nas demandas de saúde da população da região em que a IES está inserida. O objetivo da Faculdade Luciano Feijão é contribuir para o desenvolvimento local e regional por meio da formação de Cirurgiões-Dentistas que exerçam a Odontologia de forma articulada com o contexto social, econômico, cultural, ambiental e com as políticas públicas do Sistema Único de Saúde, e sejam capazes de transformar a realidade em que atuam em benefício da sociedade.
Objetivo Geral
Formar Cirurgiões-Dentistas, generalistas, com sólida formação ética, humanística e técnico-científica, proativos na construção permanente de seu conhecimento, com competências e habilidades para compreender e intervir nas necessidades de saúde individuais e coletivas, para promoção da integralidade do cuidado, de forma articulada com o contexto social da região em que atuam.
Objetivos Específicos
Formar Cirurgiões-Dentistas aptos a:
- atuar, em âmbito público ou privado, considerando os princípios da ética e bioética, o Código de Ética Odontológica e os marcos regulatórios da saúde bucal na sociedade;
- exercer a Odontologia de forma articulada com o contexto social, econômico, cultural e ambiental, entendendo-a como uma forma de participação comunitária;
- promover a saúde e a integralidade do cuidado em saúde, em nível individual e coletivo, reconhecendo a relação da saúde bucal com as condições sistêmicas do indivíduo;
- realizar as etapas para análise e interpretação de informações clínicas e epidemiológicas, para a construção do diagnóstico, da terapêutica e do controle referentes às doenças e agravos bucais e suas relações com as condições sistêmicas do indivíduo;
- aplicar os princípios de biossegurança na prática odontológica, de acordo com as normas legais e regulamentares pertinentes;
- executar procedimentos odontológicos com vistas à promoção da integralidade da atenção do indivíduo nas diferentes fases do ciclo de vida, tendo como base as evidências científicas e a incorporação de inovações tecnológicas no exercício da profissão;
- participar de investigações científicas, respeitando o rigor científico e os princípios de ética em pesquisa, além de desenvolver o pensamento crítico, reflexivo e criativo e a capacidade de buscar e produzir conhecimento;
- aplicar os fundamentos da epidemiologia e do conhecimento da comunidade, como fatores fundamentais à gestão, ao planejamento e à avaliação das ações profissionais para fundamentar a tomada de decisão em saúde;
- trabalhar interprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente na atenção à saúde, pautando seu pensamento crítico em valores éticos e em evidências científicas, e de forma que permitir a escuta qualificada e singular de cada indivíduo e das comunidades;
- planejar e desenvolver a atenção odontológica individual e coletiva, considerando a família como unidade de cuidado, e respeitando os ciclos de vida;
- construir relações de colaboração, reconhecendo a liderança como atributo a ser exercitado por meio de relações interpessoais;
- supervisionar as atividades do técnico em saúde bucal e auxiliar em saúde bucal.
Estrutura do Curso
- Duração do Curso: 10 (dez) semestres
- Turno: Integral
- Carga Horária:
Componentes curriculares: 3.205h
Atividades Complementares: 120h
Estágio Supervisionado: 860h
Total: 4.185h - Vagas: 150 vagas anuais
- Grau: Bacharel
Perfil do Egresso
O Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Luciano Feijão tem por objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no processo formativo, de maneira que o egresso construa competências para enfrentar e superar os desafios que se apresentam à prática profissional, em diferentes contextos do trabalho em saúde. Nesta perspectiva, considerando as DCN espera-se que os egressos desenvolvam as seguintes competências durante o processo formativo:
I – Atenção à saúde: visa à formação do CD para atuar considerando a ética e as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, e cultural, que singularizam cada pessoa ou cada grupo social:
- capaz de reconhecer a saúde como direito humano e condição digna de vida e atuar com base no direito ao acesso universal à saúde e aos princípios do SUS, de forma contínua e articulada com todos os setores da sociedade;
- apto a atuar na integralidade do cuidado à saúde, individual e/ou coletiva; em todos os pontos da rede de atenção do SUS, com o objetivo de responder às necessidades sociais em saúde;
- atuar interprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente na atenção à saúde, pautando seu pensamento crítico em valores éticos e em evidências científicas, e de forma que permitir a escuta qualificada e singular de cada indivíduo e das comunidades;
- exercer sua profissão de forma articulada com o contexto social, econômico, cultural e ambiental e com as condições de vida dos indivíduos e das comunidades, considerando os determinantes sociais e o processo saúde-doença da população, no respectivo contexto;
- capaz de promover a humanização do cuidado à saúde de forma contínua e integrada, estimulando o autocuidado e a autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades, bem como reconhecer os usuários como protagonistas ativos da sua própria saúde, inclusive as pessoas com deficiência;
- realizar com segurança processos e procedimentos, referenciados nos padrões vigentes da prática profissional, de modo a evitar riscos, efeitos adversos e danos aos usuários, a si mesmo e aos demais profissionais, agindo com base no reconhecimento clínico-epidemiológico, nos riscos e vulnerabilidades dos indivíduos e grupos sociais;
- fundamentar a atenção à saúde nos princípios da ética e da bioética, bem como nas legislações regulatórias do exercício profissional, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico.
II – Tomada de decisões: visa à formação do cirurgião-dentista capaz de:
- aplicar conhecimentos, metodologias, procedimentos, instalações, equipamentos e insumos, de modo a produzir melhorias no acesso e na qualidade integral à saúde da população e no desenvolvimento científico, tecnológico, e em seus aspectos de inovação que retroalimentam as decisões;
- avaliar sistematicamente e realizar a escolha das condutas adequadas, com base em evidências científicas e na escuta ativa centrada nas necessidades dos indivíduos, famílias, grupos e comunidades.
III – Comunicação: visa à formação do cirurgião-dentista capaz de:
- interagir com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais, com empatia, sensibilidade, interesse e respeito aos saberes e à cultura popular, por meio de linguagem acessível, facultando aos usuários a compreensão das ações e dos procedimentos indicados;
- relacionar-se com a equipe de saúde de forma a articular os diferentes conhecimentos na solução dos problemas de saúde, assim como contribuir com a convivência harmoniosa nos serviços de saúde;
manter a confidencialidade das informações recebidas incluindo imagens obtidas, estimulando a confiança mútua, a autonomia e a segurança do usuário sob cuidado; - compreender a comunicação verbal e não-verbal, a escrita e a leitura da Língua Portuguesa, assim como, para atendimento às comunidades pertinentes, a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a cultura indígena, sendo desejável, ainda, a compreensão de pelo menos uma Língua estrangeira.
- conhecer e aplicar tecnologias de informação e comunicação como meio para tratar as informações e mediar o processo comunicativo entre profissionais e usuários sob cuidado.
IV – Liderança: visa à formação do cirurgião-dentista capaz de:
- reconhecer a liderança como atributo a ser exercitado por meio de relações interpessoais que envolvam compromisso, comprometimento, responsabilidade, empatia e tomada de decisões;
- construir relações de colaboração e incentivar o desenvolvimento da equipe profissional, o desempenho de ações e a geração de mudanças nos processos de trabalho, de forma efetiva, eficaz e integrada, mediadas pela interação, participação e diálogo;
- exercer posições de liderança e proatividade que visem ao bem-estar no trabalho da equipe interprofissional e na interação comunitária;
motivar a busca pela autonomia e autocuidado em saúde.
V – Gestão em saúde: visa à formação do cirurgião-dentista capaz de:
- conhecer, compreender e participar de ações que visem à melhoria dos indicadores de qualidade de vida e de morbidade em saúde, passíveis de serem realizados por um profissional generalista, propositivo e resolutivo;
- aplicar os fundamentos da epidemiologia e do conhecimento da comunidade, como fatores fundamentais à gestão, ao planejamento e à avaliação das ações profissionais;
- desenvolver parcerias, organizar contratos e constituir redes que estimulem e ampliem a aproximação entre instituições, serviços e os outros setores envolvidos na atenção integral e promoção da saúde;
- realizar a gestão do processo de trabalho da equipe de saúde em consonância com o conceito ampliado de saúde, com as políticas públicas e com os princípios e diretrizes do SUS;
- compreender o gerenciamento e administração da equipe de trabalho, da informação, dos recursos financeiros, humanos e materiais;
- realizar a gestão estrutural, financeira, organizacional, tributária e dos processos de trabalho de consultórios, das clínicas e dos demais serviços de saúde;
- gerir o cuidado à saúde, de forma efetiva e eficiente, utilizando conhecimentos e dispositivos de diferentes níveis tecnológicos, de modo a promover a organização dos sistemas integrados de saúde para a formulação e desenvolvimento de projetos terapêuticos individuais e coletivos;
- conhecer os movimentos sociais e as formas de participação da população no sistema de saúde;
- contribuir para a promoção e o debate de políticas públicas de saúde em instâncias colegiadas, como Conselhos Distritais e Conferências de Saúde, visando à colaboração e à construção de programas e políticas justas e solidárias em defesa da vida.
VI – Educação permanente: visa à formação do cirurgião-dentista capaz de:
- compreender e atuar de forma proativa na estrutura organizacional e na cultura institucional dos serviços de saúde, por meio da reflexão sobre a ação, visando às mudanças nas estruturas institucionais, nas organizacionais e no processo de trabalho, necessárias para compreender e atuar de forma proativa na estrutura organizacional e na cultura institucional dos melhoria constante do desempenho da equipe de saúde, para a geração de práticas desejáveis de gestão, de atenção e de relacionamento com a população atendida;
- atuar interprofissionalmente com base na reflexão sobre a própria prática, por meio da troca de saberes com profissionais da área da saúde e de outras áreas do conhecimento, para a identificação e discussão dos problemas e para o aprimoramento contínuo da colaboração e da qualidade da atenção à saúde;
- desenvolver novos conhecimentos com base na fundamentação teórico-reflexiva no exercício do trabalho, assim como nas oportunidades de intercâmbio profissional e de educação permanente formal, na vivência comunitária, no cotidiano das unidades da rede de serviços de atenção à saúde, considerando ainda a referência, a contrarreferência e o gerenciamento dos imprevistos.
Laboratórios de Ensino
LABORATÓRIOS DE ENSINO PARA A ÁREA DE SAÚDE:
Os laboratórios do Curso de Graduação em Odontologia possuem normas de funcionamento, utilização e segurança, apresentam conforto, manutenção periódica, serviços de apoio técnico e de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, havendo, ainda, avaliação periódica quanto às demandas, aos serviços prestados e à qualidade dos laboratórios, disponibilizadas nos relatórios da CPA os resultados são utilizados pela gestão acadêmica para planejar o incremento da qualidade do atendimento, da demanda existente e futura e das aulas ministradas.
– LABORATÓRIO INTEGRADO DE ANATOMIA HUMANA
– LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
LABORATÓRIOS PRÉ-CLÍNICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA:
A preocupação da IES centra-se em oferecer os melhores equipamentos, sempre em sintonia com o mercado e roteiro das aulas práticas. Os técnicos de laboratórios são treinados e capacitados a preparar, montar e desmontar as aulas práticas, assegurando que as próximas turmas encontrem os laboratórios em condições de utilização.
– LABORATÓRIO DE EMBLIOLOGIA, HISTOLOGIA E PARASITOLOGIA
– LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
– LABORATÓRIO DE PRÓTESE
– LABORATÓRIO PRÉ-CLÍNICA
– LABORATÓRIO RADIOLOGIA
Coordenação
Ealber Carvalho Macedo Luna
Coordenador
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará - campus Sobral. Mestre e Doutor em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Ceará. Atua nos seguintes setores de estudo: Biologia Celular e Molecular, Histologia e Embriologia, Patologia Geral, Patologia Oral e Estomatologia. (Texto informado pelo autor)
Pollyanna Martins
Coordenadora Adjunta
Doutora em Odontologia com ênfase em Saúde Coletiva (Universidade Federal do Ceará - UFC). Mestre em Saúde da Família (UFC). Graduada em Odontologia (UFC). Supervisora de Saúde Bucal/Atenção Primária à Saúde (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará). Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família ? RENASF (UVA). Líder do GIPS (Grupo Interprofissional de Pesquisa em Saúde) da Faculdade Luciano Feijão.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em avaliação de políticas e sistemas de saúde, epidemiologia em saúde e saúde bucal. (Texto informado pelo autor)