Webinar – A Pandemia, as Consequências de um Isolamento Social e a Questão do Mercado

10 de Junho de 2020
Webinar – A Pandemia, as Consequências de um Isolamento Social e a Questão do Mercado

Webinar – A Pandemia, as Consequências de um Isolamento Social e a Questão do Mercado

16:00 - 18:00

O direito é a ciência do “dever-ser”, que nos auxilia a viver dentro de limites. Supomos que seja possível usufruir da igualdade, liberdade, direito à propriedade e autonomia da vontade privada, frente a escassez de recursos em relação às necessidades, que são ilimitadas. Essa situação de escassez provoca conflitos que são passíveis de serem controlados a partir da boa vontade da população e de seus representantes, que analisam custos e benefícios das ações tomadas a todo momento, utilizando de acordos amigáveis ou do ordenamento jurídico existente, que altera incentivos e auxilia na conquista da harmonia necessária para nossa convivência.

Todo o mundo está passando por um momento singular que acaba por afetar a saúde física e mental das pessoas, e, novamente, temos que fazer escolhas com base em custos e benefícios: Trabalhar ou isolar-se? Consumir agora ou poupar (caso seja possível)? Um empresário deve produzir agora e estocar ou deve parar sua produção? Vale a pena para laboratórios pesquisarem vacinas ou remédios? Contaminar-se agora ou tentar “achatar a curva da doença”? São indagações comuns quando ligamos em qualquer noticiário e, para fazer nossas escolhas, custos e benefícios de cada possibilidade devem ser analisados. Boas decisões só podem ser tomadas quando existe conhecimento sobre as oportunidades e seus custos e benefícios. Uma coisa podemos afirmar: nossas escolhas vão afetar a forma como a doença se espalha pelo mundo, bem como o mercado e o modo de viver hoje, e daqui para frente.

O curso de graduação em Direito deve possibilitar a compreensão hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização de diversas fontes do direito, priorizando a interdisciplinaridade e a articulação de saberes. A criação de ferramentas hermenêuticas possibilita a prática do Direito, que é construído a partir de várias perspectivas, inclusive a econômica.

Participe do webinar “A Pandemia, as Consequências de um Isolamento Social e a Questão do Mercado”, promovido pelo Curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão.

Data: 10 de junho de 2020 às 16h00.

Palestrantes:
– Profª Zilah Ribeiro;
– Prof. Carlos Américo.

Responsável: Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão.

Acesse o Formulário de Inscrição