I Semana de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão

I Semana de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão

Nos dias 14 e 15 de maio, o Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão realizou a I Semana de Enfermagem com o tema “Prática da Enfermagem com Equidade: questões identitárias e políticas”, em alusão à Semana da Enfermagem que acontece durante o mês.

O evento congregou estudantes e profissionais de Enfermagem e áreas afins para discutir sobre as questões identitárias e políticas para a prática de Enfermagem equânime no contexto de saúde, estando em consonância com as diretrizes da Associação Brasileira de Enfermagem e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao lado da integralidade e universalidade, equidade é um dos princípios doutrinários do SUS e tem como referência tratar os “desiguais” de forma “desigual”. Relacionado ao conceito de igualdade e justiça, este princípio propõe reconhecer e atender as necessidades de saúde das pessoas, considerando as diferenças sociais e étnico-raciais.

Em 2019, a Associação Brasileira de Enfermagem, reconhecendo a importância da temática e o desafio de operacionalizar a equidade em saúde no âmbito do SUS, afirmou que a discussão sobre equidade deve acontecer em todo contexto brasileiro para que sejam identificadas estratégias de garantia desse princípio na atenção à saúde.

A programação do evento contou com a apresentação oral de trabalhos científicos nos eixos “Produção equânime do cuidado em saúde” e “Sustentabilidade do cuidado em saúde”, com uma conferência de abertura sobre a organização jurídico-normativa e financeira do SUS para uma prática equânime, com mini-conferência sobre as teorias de enfermagem para uma prática científica e sistematizada e com uma mesa redonda sobre a identidade profissional, imagem social e politicidade dos enfermeiros.

Durante a abertura, foi concedida a Menção Honrosa “Anna Nery” a quatro Enfermeiros da Região Norte do Ceará pela relevante contribuição para a Enfermagem nesta região, com destaque na Assistência em Enfermagem (Dra. Sandra Maria Melo Sousa), Ensino e Pesquisa (Profa. Dra. Cibelly Aline Siqueira Freitas), Gestão em Enfermagem (Dra. Regina Célia Carvalho da Silva) e, Movimentos Políticos e Entidades de Classe (Dr. José Jeová Mourão Netto). A Menção Honrosa trouxe o nome de Ana Justina Ferreira Nery, a qual é considerada a primeira enfermeira do Brasil e precursora da Cruz Vermelha.

Logo, discutir a equidade em saúde relacionada às questões identitárias e políticas da Enfermagem foi oportuno para o reconhecimento técnico-científico e social da profissão e das potencialidades desta para a superação dos desafios das práticas de atenção à saúde com equidade.

Fotos do Evento