Grupos de Pesquisa e Programa de Iniciação Científica (PROIC) contribuem para a cultura da publicação

Grupos de Pesquisa e Programa de Iniciação Científica (PROIC) contribuem para a cultura da publicação

A profa. Dra. Fabiana Almeida, do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão e líder do Grupo de Pesquisa (GP) Trabalho e Gestão das Organizações está publicando o artigo “Categorias de Análise sobre Competências Gerenciais para o Desenvolvimento Sustentável”, junto com o prof. Me. Sérgio Corrêa, também do Curso de Administração e os estudantes Paulo Guilherme e Nactchecy Reis, todos integrantes de referido GP, na Brazilian Journal of Development. Referido artigo é resultado da pesquisa iniciada como consequência do Edital do Programa de Iniciação Científica, PROIC 2019.1, quando a Profa. Fabiana recebeu incentivos para orientar os estudantes bolsistas.

Importante frisar que, com discussões para fortalecimento científico na área, o Grupo de Pesquisa Trabalho e Gestão sustenta-se nas premissas: a atuação em pesquisa habilita profissionais a desenvolverem pensamento crítico, criatividade, organização de ideias e elaboração de projetos; e, o pensamento científico e a experiência em pesquisa agregam um grande potencial para o mercado de trabalho, posto que torna o profissional mais completo, mais atento à necessidade de argumentar e analisar contextos, mais próximo de uma compreensão das dinâmicas e mudanças para adoção de adequadas estratégias de atuação.

O GP de Trabalho e Gestão tem duas linhas de Pesquisa e reúne vários Professores do Curso de Administração, Técnicos da Faculdade Luciano Feijão e Pesquisadores de outras Instituições, como é o caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sob a liderança da Profa.

Fabiana, o GP se reuniu várias vezes em 2020.1, visando estimular a pesquisa e a publicação e a formação profissional crítica e reflexiva de seus membros. O s integrantes do GP estão com outas publicações em fase de avaliação em periódicos importantes na área de Administração e veem participando, inclusive como avaliadores dos maiores eventos de pesquisa da área no Brasil, o Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, EnANPAD, e o Seminários em Administração, SemeAD.

Por oportuno, reitera-se o compromisso da Faculdade Luciano Feijão no incentivo à pesquisa, uma vez que investe com recursos próprios em pesquisas científicas importantes para o desenvolvimento da sociedade e do espírito científico dos alunos, de modo a implicá-los na transformação constante do conhecimento com responsabilidade e compromisso social.

Em tempo, a Coordenação de Pesquisa e Extensão parabeniza a profa. Dra. Fabiana Almeida, e demais envolvidos na publicação, pelo protagonismo e implicação no campo da pesquisa e divulgação científica junto à Faculdade Luciano Feijão.

Profa. Dra. Teresa Lenice Nogueira da Gama Mota
Coordenadora de Pesquisa e Extensão
Faculdade Luciano Feijão