Primeiro Encontro das Vespertinas da Inovação de 2016

Vespertinas da Inovação

Faculdade Luciano Feijão promove primeiro encontro das Vespertinas da Inovação de 2016 e Cointec reúne empresários,academia e governo em primeira reunião no interior do Estado.

O primeiro encontro do ano das Vespertinas da Inovação reuniu empresários, representantes de instituições de governos e de instituições de ciência e tecnologia para dialogar sobre as transformações econômicas e inovação com os integrantes do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia – COINTEC da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.

Por meio de uma articulação feita pela Faculdade Luciano Feijão, através da Coordenadoria de Extensão, o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará realizou nesta quinta-feira (18) sua primeira reunião no interior cearense, no auditório do Centro Integrado SESI/SENAI, em Sobral.

Na oportunidade, foi apresentado o Projeto Bússola da Inovação e proferida a palestra sobre Empreendedorismo Inovador, conduzida pelo assessor do Núcleo de Economia da FIEC, Mário Gurjão.

Durante o encontro foi anunciado que Sobral terá sua Rede NIT e solicitado o lançamento do livro “50 anos de desenvolvimento industrial do Ceará: De Paulo Afonso ao Pecém” em Sobral.

Sampaio Filho, presidente do Cointec e do Simec, afirma que temos que ter o olhar para inovação como sobrevivência para superar a crise. ” A inovação precisa do capital humano e do trabalho de formiguinha. O que nós temos que fazer nessa área da inovação é sair da zona de conforto e acreditar na união e coletividade para isso acontecer.”, aconselhou. Lembrou do trabalho no Uniempre em aproximar academia, setor produtivo e governo e o trabalho do presidente da FIEC, Beto Studart, em prol da inovação e de colocar a indústria como também protagonista na sociedade.

O diretor regional da FIEC na Zona Norte , Jocely Dantas, diz que a inovação já faz parte do empresário, sobretudo o industrial. Ele exemplifica os investimentos do Sistema FIEC no Centro Integrado SESI/SENAI. ” Sobral e seus empresários já são inovadores por natureza e o setor industrial já colabora essa tendência”, enfatiza.

Segundo a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sobral, Daniela Costa, nunca se investiu tanto e se buscou oportunidades de parcerias para ampliar o parque industrial e polo tecnológico no município. “Estamos na luta por um fundo tecnológico e um conselho de inovação”, revela. Revelou também dados socioeconômicos do município. Em 2012, quase 6 mil empresas ativas em Sobral. Hoje, são 9 mil. Nos distritos de Sobral, o número pulou de 400 para 800.

De acordo com a diretora da Faculdade Luciano Feijão, é pelo novo que nós nos transformamos e mudamos os meios sociais. “A Faculdade Luciano Feijão tem inovado no ensino superior pensando em melhorar o quadro de professores, mas vendo o resultado na sociedade com a extensão e pesquisa”, esclarece.

O secretário-adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, que tanto colabora com as Vespertinas de Inovação e do Cointec, falou da importância que se tem nas ações de interiorização. “Se eu melhorar a qualidade de vida no interior, melhora também na capital. Por isso, que estamos aqui em Sobral com os empresários para aumentar o ambiente de inovação também no interior”, ressalta. Ele reforça o apoio da Secitece ao Cointec para tornar todo o Estado inovador e destaca a importância da relação academia, setor produtivo e governo. Francisco Carvalho propôs a apresentação de pesquisas feitas em Sobral aos empresários.

Estiveram presentes ao evento o diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, o superintendente do IEL Ceará, Ricardo Sabadia, o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, empresários dos setores de alimentos, cerâmica, laticínios da Região, como o empresário Fernando Ibiapina, professores, pesquisadores e representantes de instituições governamentais como a Prefeitura de Sobral, Sebrae, Centro de Tecnologia da UFC e a Secitece e Funcap do Governo do Estado. Ao final, eles foram ouvidos e interagiram sobre as demandas de inovação e tecnologia da Zona Norte.

Vespertinas da Inovação

É uma realização da Faculdade Luciano Feijão, através da Coordenadoria de Extensão, que tem os trabalhos conduzidos pela professora Teresa Mota, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – STDE, e com a Associação Comercial e Industrial de Sobral –ACIS.

Texto: Faculdade Luciano Feijão e FIEC