Discurso - Diretora Geral Prof.ª Isabel Pontes

Na antiguidade, muitos buscavam uma razão de vida, confrontavam ideias, desenvolviam argumentos porque queriam se ver capazes de algo antes não feito. Atenas surgia no mundo como uma pequena e audaciosa cidade que sonhava ser referência para o mundo. Ela via surgir sofistas, metafísicos, a democracia e o teatro. Como tudo isso foi possível? Muitos pensadores, empreendedores ousaram construir algo novo. E tudo foi tornado possível e o mundo lhe deve muito do que sabe…
O mundo medieval, tido por muitos por idade das trevas, ousou buscar novamente no conhecimento uma forma de dignificar o mundo. Universidades foram fundadas, religiosos e leigos concentravam-se em torno de um  Mundo de luz, onde o saber humano fosse capaz de apontar novos caminhos. ..
O renascimento italiano indagou-se… Porque Atenas foi tão grandiosa e as cidades italianas ainda não eram? Florença, Veneza, de muitas formas, nas artes, na política, e em tantas áreas do conhecimento, legaram ao mundo uma nova forma de vida: a modernidade apontava que o indivíduo, o ser humano era muito mais do que se reconhecera antes…
Londres, França, e muitas outras cidades europeias, seguindo o exemplo medieval, buscaram na universidade o centro de conhecimento que faltava em um continente que tanto deu homens e mulheres que legaram uma grande história ao mundo…
A revolução francesa trouxe ao Brasil um novo caminho. Faculdades foram abertas: São Paulo e Recife se tornaram referência na área jurídica no país. Salvador e Rio seguiam como centros de outras tantas áreas de conhecimento…
Nosso Ceará aguardava ainda iguais ações para que nos erguêssemos a um novo caminho. O Liceu do Ceará e a nossa Universidade Federal trouxeram uma nova via para uma nova terra… Terra que exigia de seus fortes homens e mulheres que eles fossem igualmente iluminados para que aqui igualmente chegasse uma nova aurora, a manhã de um mundo que permitisse a seus filhos e filhas demonstrarem ao mundo que são igualmente grandes, que são também senhores de muitos caminhos..
Nossa querida Sobral, a princesa do norte, de tantos ilustres nomes, de referência para tantas cidades de nossa região, exigia de seus filhos um passo que fizesse jus a seu nome… Fortaleza, que recebia tantos filhos, mandou também um filho a Sobral, um residente de uma República estudantil, como tantos que de lá vieram…
Chegando a uma nova terra, este homem reconheceu que o saber humano seria o seu maior legado à terra que o recebia de mãos abertas… Um colégio foi engendrado, muitos sobralenses tinham uma referência para formarem-se… Se o secundário era um sonho já alegremente realizado, nossa princesa do norte já comportava algo maior. Este mesmo homem, desafiado pelo tempo, debruçou-se para que ainda mais fosse deixado, para que em nossa terra desabrochasse mais flores… Uma nova faculdade surgia, não mais em Fortaleza, mas na princesa que reivindicava seus dotes… O colégio e a Faculdade Luciano Feijão são já, há muito, patrimônios de nossa cidade…  Muitos foram os desafios, muitas foram as confianças depositadas… Um trabalho, uma dedicação foram a mim confiados… Tive a sorte de ter no Chanceler Luciano Feijão o grande parceiro educacional para que muitos sonhos fossem realizados… E como foram tantas as realizações… Quantos sorrisos de alunos, quanto conhecimento realizado, acumulado… Como nosso límpido céu exibe gratuitamente lindas estrelas em tantas seguidas noites, pensamos, nós e nossa inestimável equipe ousar ainda mais… Porque Sobral não poderia ter uma pós-graduação, se aqui as estrelas são mais límpidas??? Foi com esta determinação, com o sempre confiante apoio de nosso Chanceler Luciano Feijão, que buscamos para a nossa Sobral um mestrado em Direito e em Administração, ambos em valorosa parceria com destacadas Universidades de reconhecido valor… Não outra, mas a Faculdade Luciano Feijão, com seu dedicado trabalho, mereceu a confiança de duas grandes Universidades. O MINTER do curso de Administração com a UNIVALI e o MINTER do curso de Direito com a UFSC, única pós-graduação em Direito do Brasil a ter nota 6 na CAPES desde a sua criação. Em 18 de janeiro de 2016 foi finalizado o projeto para o DINTER – Doutorado Interinstitucional em Direito entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Faculdade Luciano Feijão com previsão do lançamento do edital para 2017.
É com orgulho, nosso Chanceler Luciano Feijão, que podemos todos, toda a família Luciano Feijão, seus professores, nossa inestimável equipe pedagógica e administrativa, que conseguimos esta tão sonhada conquista..
Sobral, podemos sim dizer, agora está no mapa educacional. O mundo acadêmico no Brasil reconhece em Sobral uma nova força, um conhecimento que não apenas floresce, mas que difunde conhecimento para muitas cidades, para nossa região, região que passa a ter em sua princesa do norte uma referência educacional inestimável…
Conquistas como estas ergueram cidades, formaram uma nova era. Sobral ergue-se ainda mais a cada grande passo que seus filhos e filhas são capazes de dar… São estes passos, são estas conquistas, é este mundo novo que se abre, que todos viemos aqui consagrar… Eu, particularmente, exulto em poder fazer parte desta linda história… Eu, como educadora, como mulher do mundo acadêmico tenho apenas a agradecer pela confiança em nós depositada, pelo estímulo recebido, pelo olhar que transmite uma força que às vezes nos falta… Sonhar alto nos impõe uma energia que achávamos que não tínhamos, mas quando tudo se mostra construído, muito ainda nos faz observar que apenas damos o primeiro passo. Muitos outros estão esperando os homens e mulheres que por eles deverão passar, e este caminho, quando mais se percorre, mais se regozija em nos ver passar… Seria Deus a alegrar-se com o que somos capazes de fazer. Eu, particularmente, devo tudo a nosso Criador…
Ao finalizar, tomo de empréstimo as sábias palavras do poeta Bertold Brecht, que lucidamente nos esclarece:
Há HOMENS QUE LUTAM UM DIA E SÃO BONS
HÁ OUTROS QUE LUTAM UM ANO E SÃO MELHORES
HÁ AQUELES QUE LUTAM POR MUITOS ANOS E SÃO MUITO BONS
PORÉM HÁ OS QUE LUTAM A VIDA TODA
ESTES SÃO OS IMPRESCINDÍVEIS
Chancelar Luciano Feijão, o senhor é um desses homens, a todos, à família Luciano Feijão, ao nosso Chanceler, o meu muito obrigada.
A todos, à Família Luciano Feijão, ao nosso Chanceler, o meu muito obrigada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *