Temos como objetivo formar profissionais de Psicologia com conhecimento científico-crítico e efetivo compromisso com a cidadania, em conformidade com a legislação vigente, considerando uma postura ético-reflexiva, pautada nas demandas sociais, diversidade humana e nas realidades nacional e loco-regional.
O Profissional de Psicologia graduado pela FLF será capacitado através de sólida formação humanista e filosófica, com base científica e metodológica que lhe permita a consistência nos processos de investigação psicológica e social. Devendo expressar como resultado do conjunto de sua formação, considerando os subsídios éticos, teóricos e práticos inerentes à profissão que lhe permita intervenções eficazes no que concerne a dimensão biopsicossocial do sujeito.
A FLF, ao oferecer o curso de Psicologia contribui para a formação de profissionais capacitados para atuar em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, jurídica, organizações e comunidade. A formação de psicólogos qualificados é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos, como o aumento dos transtornos mentais, a violência, as desigualdades sociais e a necessidade de promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
A nossa formação visa desenvolver um perfil profissional generalista, capaz de atuar com ética e responsabilidade em todas as atividades profissionais, capaz de agir profissionalmente, estabelecer relações adequadas, trabalhar de forma inclusiva, fundamentar suas práticas no conhecimento científico atual, refletir criticamente sobre suas intervenções, estabelecer metas relevantes, realizar avaliações e intervenções psicológicas éticas e precisas, comunicar-se eficazmente em diversos contextos, e colaborar efetivamente em equipes multiprofissionais.
Composto por professores mestres e doutores com vasta experiência em seus diferentes campos de atuação. Eles trazem para a sala de aula um profundo conhecimento teórico e prático, proporcionando aos alunos uma formação de excelência.
O curso de Psicologia da nossa instituição destaca-se pela ampla rede de parcerias e convênios estabelecidos com diversos serviços e organizações. Essa diversidade de colaborações permite que nossos alunos tenham acesso a uma rica variedade de experiências práticas, essenciais para a formação completa do psicólogo.
Nossos convênios incluem instituições de saúde, escolas, organizações não governamentais (ONGs), centros de assistência social, empresas, órgãos do sistema de justiça, entre outros. Essas parcerias possibilitam que os estudantes realizem estágios supervisionados, participem de projetos de extensão e pesquisa, e se envolvam em atividades comunitárias.
Os estagiários, em fase avançada de sua formação, aplicam na prática os conhecimentos teóricos adquiridos, desenvolvendo habilidades essenciais para sua futura atuação profissional. O acompanhamento rigoroso dos professores assegura que os atendimentos sejam conduzidos de acordo com os mais elevados padrões éticos e técnicos da profissão.
Está presente em todo o percurso formativo alinhada às competências de aprendizagem de cada unidade curricular, seja por meio de:
Utilizamos estratégias pedagógicas ativas e inovadoras que estimulam o protagonismo e a autonomia do estudante com vistas à formação integral, articulando o ensino com a pesquisa e a extensão, atuando na mediação de discussões, mantendo grupos de estudantes focados em um problema ou questão específica, motivando estes a se envolverem nas atividades requeridas para a busca de solução, e estimulando o pensamento, a observação, o raciocínio crítico e reflexivo e a ação para a aprendizagem.
Plataforma de acesso bibliográfico online; equipamentos e recursos de informática e comunicação em diversos espaços do campus; laboratórios didáticos de formação básica e de formação específica, todos com infraestrutura moderna para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias
Utilização de estratégias que estimulam e permitem aos estudantes associar a aprendizagem com o conhecimento e vivências prévias do mesmo, exercitando a compreensão crítica dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos em um mundo cada vez mais globalizado, levando em conta a diversidade regional do Brasil e sua integração na América Latina
Tendo por base o objetivo geral do curso proposto, seus objetivos específicos são os seguintes:
O Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão busca oferecer uma sólida formação básica, generalista, que possibilite ao profissional de Psicologia inserir-se em distintos espaços de atuação profissional, dotado que deve estar da capacidade de agir crítica, fundamentada e criativamente nos novos e diferentes contextos de atuação.
Formação básica e generalista, no entanto, não devem descaracterizar a necessidade de organizar a formação dos futuros psicólogos em sólidas bases teórico-metodológicas compatíveis com especificidades contextuais. Por este motivo, e seguindo orientação das Novas Diretrizes Curriculares (2023), destacamos ênfases curriculares de concentração e aprofundamento de estudos.
O curso de Psicologia a ser ofertado pela Faculdade Luciano Feijão passa a ser estruturado, então, em dois diferentes níveis: um núcleo comum, organizado em torno de eixos estruturantes, capaz de agrupar conhecimentos (competências, habilidades e atitudes) básicos para todo e qualquer profissional de Psicologia e compatíveis com os demais cursos de Psicologia do país; e um segundo nível, organizado em ênfases curriculares organizadas em torno de competências específicas de dois domínios de atuação profissional: 1) Ênfase em Processos Clínicos e 2) Ênfase em Processos Psicossociais.
A Ênfase em Processos Clínicos amplia o contexto de atuação comumente atribuído ao psicólogo clínico como profissional liberal. O psicólogo clínico formado pela Faculdade Luciano Feijão atua na área da saúde em diferentes contextos, mediante práticas que visam minimizar o sofrimento e potencializar o bem-estar humano contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde, mediante a construção de sujeitos críticos, solidários e autônomos.
Essa atuação se dá nos planos individual, grupal e institucional, nas perspectivas da promoção e prevenção da saúde. O profissional dessa área atua eticamente nas tarefas de estudo, diagnóstico e acompanhamento de pessoas em situações de crise ou não, quadros psicopatológicos ou nas situações cotidianas da vida, nos quais esse profissional possa contribuir para maximizar a qualidade de vida, por meio de métodos e instrumentos psicológicos consagrados ou práticas socialmente reconhecidas.
A Ênfase em Processos Psicossociais permite aos alunos cumprir as práticas de estágios supervisionados específicos nas áreas das Políticas Públicas de Saúde- SUS,
Assistência Social- SUAS e Segurança Pública, além dos contextos Jurídico, Educacional e Organizacional, através de disciplinas técnico-profissionalizantes a fim de fomentar a integralidade da formação acadêmica.
Os Estágios realizados nessa ênfase oportunizam aos alunos a inserção em instituições, programas e projetos de estudo, pesquisa e extensão alinhados às áreas de:
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
História da Psicologia | 80 |
Introdução às Ciências Sociais | 80 |
Introdução à Filosofia | 80 |
Psicologia como Ciência e Profissão | 80 |
Introdução ao Pensamento Científico | 80 |
Português Instrumental e Produção Textual | 80 |
Estudos Integrativos I | 80 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Fundamentos de Anatomia e Fisiologia Humana | 80 |
Comportamentalismo I | 40 |
Psicanálise I | 40 |
Fenomenologia e Humanismo I | 40 |
Psicologia Histórico-Cultural I | 40 |
Psicologia da Educação I | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento I | 40 |
Metodologia Quantitativa | 60 |
Estudos Integrativos II | 20 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Neurociências | 80 |
Psicanálise II | 80 |
Comportamentalismo II | 80 |
Fenomenologia e Humanismo II | 80 |
Metodologia Qualitativa | 60 |
Estudos Integrativos III | 20 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Psicologia Histórico-Cultural II: Processos Psicológicos Básicos | 80 |
Psicologia Social I | 40 |
Psicologia Social do Trabalho e das Organizações I | 40 |
Instrumentos de Avaliação Psicológica I | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento II | 80 |
Estágio Básico I | 80 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Estágio Básico II | 80 |
Psicologia Social do Trabalho e das Organizações II | 80 |
Psicologia da Educação II | 80 |
Psicologia Social II | 80 |
Psicopatologia | 80 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
>Psicofarmacologia | 80 |
Psicologia da Saúde | 80 |
Análise Institucional I | 40 |
Instrumentos de Avaliação Psicológica II | 80 |
Psicologia Aplicada às Pessoas com Deficiências | 40 |
Psicologia Jurídica | 40 |
Projeto de Pesquisa em Psicologia | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Psicopatologia Infantil | 80 |
Psicologia Ambiental | 40 |
Psicologia Comunitária | 40 |
Ética Profissional | 40 |
Estágio Básico III | 40 |
Psicoterapia Breve | 40 |
Saúde Coletiva | 40 |
Psicologia Hospitalar | 40 |
Pesquisa em Psicologia | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Monografia I | 40 |
Psicologia das Emergências, Desastres e Luto | 40 |
Métodos e Técnicas de Intervenção Psicossocial | 40 |
Teorias e Processos Grupais | 80 |
Psicologia do Esporte | 40 |
Psicologia do Trânsito e da Mobilidade Humana | 40 |
Psicoterapia Infantil | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia IV: Processos Familiares, Conjugais e Parentalidade | 40 |
Psicopatologia e Intervenções Clínicas - Fenomenologia e Humanismo | 80 |
Psicopatologia e Intervenções Clínicas - Comportamentalismo | 80 |
Psicopatologia e Intervenções Clínicas - Psicanalítica | 80 |
9º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Hospitalar I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Psicanálise I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Fenomenologia e Humanismo I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Comportamentalismo I | 80/160 |
Monografia II | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia I: Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia II: Psicodiagnóstico | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia III: Direitos Humanos e Políticas Públicas | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia V: Intervenções Grupais | 40 |
9º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia, Institucional e das Organizações) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Jurídica I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social e Comunitária I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia da Saúde I | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Escolar I | 80/160 |
Monografia II | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia I: Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia II: Psicodiagnóstico | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia III: Direitos Humanos e Políticas Públicas | 40 |
Tópicos Especiais em Psicologia V: Intervenções Grupais | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
10º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Hospitalar II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Psicanálise II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Fenomenologia e Humanismo II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Comportamentalismo II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicoterapia: Psicologia Histórico Cultural II | 80/160 |
10º SEMESTRE (Ênfase em Psicologia Social, Institucional e das Organizações) | |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Jurídica II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Social e Comunitária II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia da Saúde II | 80/160 |
Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Escolar II | 80/160 |
O Centro de Psicologia Aplicada funciona como centro gerenciador dos estágios supervisionados específicos e treinamento profissional aos alunos de graduação, aperfeiçoamento em Psicologia, assim como órgão de prestação de serviços à comunidade.
O aluno terá oportunidade de realizar a articulação entre os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e a prática em psicologia necessária ao início de sua atuação profissional.
Tem, portanto, como objetivo nuclear promover a capacitação dos alunos para a atuação profissional ética, fundamentada e socialmente comprometida. Assim, através da aproximação entre as necessidades reais, loco-regionais, e o conhecimento científico-acadêmico buscará propiciar à comunidade um espaço qualificado para atendimento de demandas psicológicas, visando a melhora da qualidade de vida dos envolvidos.
Os atendimentos e serviços prestados serão realizados por alunos e estagiários de psicologia, sob supervisão de docentes- psicólogos do Curso de Psicologia da FLF, de modo que o seu funcionamento torne possível o cumprimento da missão e objetivos do curso primando, sobremaneira, pela consecução do perfil do egresso.
A Faculdade Luciano Feijão disponibiliza ao Curso de Psicologia laboratórios didáticos especializados e laboratórios de informática, integrados às atividades de aprendizagem do currículo do curso bacharelado de Psicologia com os equipamentos e materiais necessários para as aulas práticas, a saber:
Laboratórios de Informática
Utilizados para as atividades práticas e de integração teoria e prática das disciplinas de Orientação Profissional e de Carreira, Metodologia científica, Metodologia Qualitativa, Avaliação Psicológica II, Projeto de Pesquisa, TCC I e TCC II.
Laboratórios de Neurociências
Utilizado para o estudo prático das estruturas e funcionalidades do corpo humano pela disciplina de
Laboratório de Avaliação Psicológica
Configura-se como um espaço destinado à realização de atividades práticas das disciplinas que envolvem o ensino e aprendizagem das tarefas qualitativas de avaliação e dos testes psicológicos de utilização privada e exclusiva do Psicólogo no exercício de sua função, desde que devidamente inscrito no Conselho Regional de Psicologia, ou seja, em exercício legal da profissão.
O laboratório será de uso exclusivo de alunos e estagiários sob autorização e supervisão dos professores, mediante demanda das disciplinas, assim como da prática de avaliação e de aplicação de testes psicológicos em outras atividades desenvolvidas no CPA.
Portaria Nº 269, de 3 de Abril de 2017 (Renovação de Reconhecimento)
Referências literárias para infâncias e adolescências plurais
Para pensar infâncias e adolescências no plural, com suas complexas e fascinantes vivências de mundo, temos como companhia uma gama de livros inspiradores.
A professora Thamila Santos indica 4 obras literárias que provocam o corpo sobre infâncias e adolescências que desafiam a hegemonia, o cis-tema, a escola, a psicologia do desenvolvimento, a cidade, os professores, a família e outros mundos institucionalizados.
Ela fez uma curadoria entre livros clássicos e contemporâneos escritos por autoras e autores que ampliam a discussão ético-política-estética das infâncias e adolescências.
Thamila atua como Psicologia escolar/educacional e nas políticas públicas de Direitos Humanos. A literatura está muito presente em seu cotidiano como referência transdisciplinar para os estudos e práticas entre formação e processos de subjetivação contemporâneos.
Abaixo leia a breve descrição que a professora fez de cada obra.
Coordenadora
Profa. Dra. Geórgia Maria Melo Feijão
Doutorado em Psicologia – Universidade de Fortaleza (2020), Mestrado em Psicologia – Universidade de Fortaleza (2015). Graduação em Psicologia – Universidade de Fortaleza (2004). Especialista em Psicooncologia (2006) e em Neuropsicologia (2009) pela UniChristus. Atualmente é Docente dos cursos de Psicologia, Direito e Odontologia da Faculdade Luciano Feijão (FLF); Coordenadora do Curso de Psicologia na Faculdade Luciano Feijão (FLF); Supervisora de Estágio em Psicologia Hospitalar (Faculdade Luciano Feijão). Integrante do LEPP – Saúde (Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde – UNIFOR). Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da FLF.
Você tem alguma dúvida em relação ao curso ou instituição?