Psicologia

Detalhes do curso

Psicologia

  • Apresentação
  • Ênfases e Aprofundamento
  • Matriz
  • CPA
  • Laboratório
  • Documentos
  • Dicas dos Professores Psi
  • Egressos
  • Grupos de Estudos
  • Supervisores de Estágio
  • Coordenação

Sobre o curso

Temos como objetivo formar profissionais de Psicologia com conhecimento científico-crítico e efetivo compromisso com a cidadania, em conformidade com a legislação vigente, considerando uma postura ético-reflexiva, pautada nas demandas sociais, diversidade humana e nas realidades nacional e loco-regional.

O Profissional de Psicologia graduado pela FLF será capacitado através de sólida formação humanista e filosófica, com base científica e metodológica que lhe permita a consistência nos processos de investigação psicológica e social. Devendo expressar como resultado do conjunto de sua formação, considerando os subsídios éticos, teóricos e práticos inerentes à profissão que lhe permita intervenções eficazes no que concerne a dimensão biopsicossocial do sujeito.

A FLF, ao oferecer o curso de Psicologia contribui para a formação de profissionais capacitados para atuar em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, jurídica, organizações e comunidade. A formação de psicólogos qualificados é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos, como o aumento dos transtornos mentais, a violência, as desigualdades sociais e a necessidade de promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

A nossa formação visa desenvolver um perfil profissional generalista, capaz de atuar com ética e responsabilidade em todas as atividades profissionais, capaz de agir profissionalmente, estabelecer relações adequadas, trabalhar de forma inclusiva, fundamentar suas práticas no conhecimento científico atual, refletir criticamente sobre suas intervenções, estabelecer metas relevantes, realizar avaliações e intervenções psicológicas éticas e precisas, comunicar-se eficazmente em diversos contextos, e colaborar efetivamente em equipes multiprofissionais.

Diferenciais

Composto por professores mestres e doutores com vasta experiência em seus diferentes campos de atuação. Eles trazem para a sala de aula um profundo conhecimento teórico e prático, proporcionando aos alunos uma formação de excelência.

O curso de Psicologia da nossa instituição destaca-se pela ampla rede de parcerias e convênios estabelecidos com diversos serviços e organizações. Essa diversidade de colaborações permite que nossos alunos tenham acesso a uma rica variedade de experiências práticas, essenciais para a formação completa do psicólogo.

Nossos convênios incluem instituições de saúde, escolas, organizações não governamentais (ONGs), centros de assistência social, empresas, órgãos do sistema de justiça, entre outros. Essas parcerias possibilitam que os estudantes realizem estágios supervisionados, participem de projetos de extensão e pesquisa, e se envolvam em atividades comunitárias.

Os estagiários, em fase avançada de sua formação, aplicam na prática os conhecimentos teóricos adquiridos, desenvolvendo habilidades essenciais para sua futura atuação profissional. O acompanhamento rigoroso dos professores assegura que os atendimentos sejam conduzidos de acordo com os mais elevados padrões éticos e técnicos da profissão.

Está presente em todo o percurso formativo alinhada às competências de aprendizagem de cada unidade curricular, seja por meio de:

  • Aulas práticas e/ou simulação em laboratórios;
  • Visitas, práticas assistidas e estágios supervisionados;
  • Realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão curriculares e/ou complementares a partir do contato com pacientes, famílias, comunidade, profissionais e gestores.

Utilizamos estratégias pedagógicas ativas e inovadoras que estimulam o protagonismo e a autonomia do estudante com vistas à formação integral, articulando o ensino com a pesquisa e a extensão, atuando na mediação de discussões, mantendo grupos de estudantes focados em um problema ou questão específica, motivando estes a se envolverem nas atividades requeridas para a busca de solução, e estimulando o pensamento, a observação, o raciocínio crítico e reflexivo e a ação para a aprendizagem.

Plataforma de acesso bibliográfico online; equipamentos e recursos de informática e comunicação em diversos espaços do campus; laboratórios didáticos de formação básica e de formação específica, todos com infraestrutura moderna para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias

Utilização de estratégias que estimulam e permitem aos estudantes associar a aprendizagem com o conhecimento e vivências prévias do mesmo, exercitando a compreensão crítica dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos em um mundo cada vez mais globalizado, levando em conta a diversidade regional do Brasil e sua integração na América Latina

Objetivos específicos

Tendo por base o objetivo geral do curso proposto, seus objetivos específicos são os seguintes:

Ênfases curriculares de concentração e aprofundamento de estudos

O Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão busca oferecer uma sólida formação básica, generalista, que possibilite ao profissional de Psicologia inserir-se em distintos espaços de atuação profissional, dotado que deve estar da capacidade de agir crítica, fundamentada e criativamente nos novos e diferentes contextos de atuação.

Formação básica e generalista, no entanto, não devem descaracterizar a necessidade de organizar a formação dos futuros psicólogos em sólidas bases teórico-metodológicas compatíveis com especificidades contextuais. Por este motivo, e seguindo orientação das Novas Diretrizes Curriculares (2023), destacamos ênfases curriculares de concentração e aprofundamento de estudos.

O curso de Psicologia a ser ofertado pela Faculdade Luciano Feijão passa a ser estruturado, então, em dois diferentes níveis: um núcleo comum, organizado em torno de eixos estruturantes, capaz de agrupar conhecimentos (competências, habilidades e atitudes) básicos para todo e qualquer profissional de Psicologia e compatíveis com os demais cursos de Psicologia do país; e um segundo nível, organizado em ênfases curriculares organizadas em torno de competências específicas de dois domínios de atuação profissional: 1) Ênfase em Processos Clínicos e 2) Ênfase em Processos Psicossociais.

A Ênfase em Processos Clínicos amplia o contexto de atuação comumente atribuído ao psicólogo clínico como profissional liberal. O psicólogo clínico formado pela Faculdade Luciano Feijão atua na área da saúde em diferentes contextos, mediante práticas que visam minimizar o sofrimento e potencializar o bem-estar humano contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde, mediante a construção de sujeitos críticos, solidários e autônomos.

Essa atuação se dá nos planos individual, grupal e institucional, nas perspectivas da promoção e prevenção da saúde. O profissional dessa área atua eticamente nas tarefas de estudo, diagnóstico e acompanhamento de pessoas em situações de crise ou não, quadros psicopatológicos ou nas situações cotidianas da vida, nos quais esse profissional possa contribuir para maximizar a qualidade de vida, por meio de métodos e instrumentos psicológicos consagrados ou práticas socialmente reconhecidas.

A Ênfase em Processos Psicossociais permite aos alunos cumprir as práticas de estágios supervisionados específicos nas áreas das Políticas Públicas de Saúde- SUS,

Assistência Social- SUAS e Segurança Pública, além dos contextos Jurídico, Educacional e Organizacional, através de disciplinas técnico-profissionalizantes a fim de fomentar a integralidade da formação acadêmica.

Os Estágios realizados nessa ênfase oportunizam aos alunos a inserção em instituições, programas e projetos de estudo, pesquisa e extensão alinhados às áreas de:

  • Psicologia Social e Jurídica:
  • Psicologia da Educação
  • Psicologia da Saúde
  • Psicologia Hospitalar

Centro de Psicologia Aplicada – CPA

O Centro de Psicologia Aplicada funciona como centro gerenciador dos estágios supervisionados específicos e treinamento profissional aos alunos de graduação, aperfeiçoamento em Psicologia, assim como órgão de prestação de serviços à comunidade.

O aluno terá oportunidade de realizar a articulação entre os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e a prática em psicologia necessária ao início de sua atuação profissional.

Tem, portanto, como objetivo nuclear promover a capacitação dos alunos para a atuação profissional ética, fundamentada e socialmente comprometida. Assim, através da aproximação entre as necessidades reais, loco-regionais, e o conhecimento científico-acadêmico buscará propiciar à comunidade um espaço qualificado para atendimento de demandas psicológicas, visando a melhora da qualidade de vida dos envolvidos.

Os atendimentos e serviços prestados serão realizados por alunos e estagiários de psicologia, sob supervisão de docentes- psicólogos do Curso de Psicologia da FLF, de modo que o seu funcionamento torne possível o cumprimento da missão e objetivos do curso primando, sobremaneira, pela consecução do perfil do egresso.

Laboratórios

A Faculdade Luciano Feijão disponibiliza ao Curso de Psicologia laboratórios didáticos especializados e laboratórios de informática, integrados às atividades de aprendizagem do currículo do curso bacharelado de Psicologia com os equipamentos e materiais necessários para as aulas práticas, a saber:

Laboratórios de Informática

Utilizados para as atividades práticas e de integração teoria e prática das disciplinas de Orientação Profissional e de Carreira, Metodologia científica, Metodologia Qualitativa, Avaliação Psicológica II, Projeto de Pesquisa, TCC I e TCC II.

Laboratórios de Neurociências

Utilizado para o estudo prático das estruturas e funcionalidades do corpo humano pela disciplina de

Laboratório de Avaliação Psicológica

Configura-se como um espaço destinado à realização de atividades práticas das disciplinas que envolvem o ensino e aprendizagem das tarefas qualitativas de avaliação e dos testes psicológicos de utilização privada e exclusiva do Psicólogo no exercício de sua função, desde que devidamente inscrito no Conselho Regional de Psicologia, ou seja, em exercício legal da profissão.

O laboratório será de uso exclusivo de alunos e estagiários sob autorização e supervisão dos professores, mediante demanda das disciplinas, assim como da prática de avaliação e de aplicação de testes psicológicos em outras atividades desenvolvidas no CPA.

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Dicas dos professores Psi

Referências literárias para infâncias e adolescências plurais

Para pensar infâncias e adolescências no plural, com suas complexas e fascinantes vivências de mundo, temos como companhia uma gama de livros inspiradores.

A professora Thamila Santos indica 4 obras literárias que provocam o corpo sobre infâncias e adolescências que desafiam a hegemonia, o cis-tema, a escola, a psicologia do desenvolvimento, a cidade, os professores, a família e outros mundos institucionalizados.

Ela fez uma curadoria entre livros clássicos e contemporâneos escritos por autoras e autores que ampliam a discussão ético-política-estética das infâncias e adolescências.

Thamila atua como Psicologia escolar/educacional e nas políticas públicas de Direitos Humanos. A literatura está muito presente em seu cotidiano como referência transdisciplinar para os estudos e práticas entre formação e processos de subjetivação contemporâneos.

Abaixo leia a breve descrição que a professora fez de cada obra. 

Egressos

Grupos de Estudos de Psicologia

  • Descrição do grupo: Liga de Atendimento Integral às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. ;
  • ⁠Temática principal: Liga de Atendimento Integral às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. ;
  • ⁠Objetivo: Esta liga propõe a criação de uma iniciativa interdisciplinar que envolve os cursos de Psicologia, Odontologia e Direito da FLF. O objetivo é fornecer um atendimento integral às mulheres vítimas de violência doméstica, abordando as múltiplas dimensões de suas necessidades: psicológicas, físicas e legais.
  • ⁠Coordenador(a): Georgia Maria Melo Feijão;
  • Período de existência: desde setembro de 2024 – atual.
  • Descrição do grupo: o grupo é constituído por alunos e professora ouvintes, que se reúnem semanalmente para estudar a língua de sinais brasileira;
  • ⁠Temática principal: Libras, a língua brasileira de sinais;
  • ⁠Objetivo: Sensibilizar a comunidade acadêmica para que os mesmos consigam se comunicar com pessoas surdas.
  • ⁠Coordenador(a): Dra. Cellyneude de Souza Fernandes;
  • Período de existência: desde agosto de 2023- atual.
  • Descrição do grupo: Ampliamos os espaços para um aprofundamento científico sobre as realidades das mulheres e a diversidade de gêneros na contemporaneidade; Estamos favorecendo a construção de uma visão crítica sobre a violência e sofrimento vivenciado por esses coletivos, na direção pensar uma Psicologia que se proponha a articular teoria, prática e compromisso social. A participação no GE estimular nossa prática em evidenciar indicadores de produtividade, como a participação em eventos acadêmicos e a produção científica, dos alunos-monitores, dos alunos-participantes e da professora-orientadora;
  • ⁠Temática principal: mulheres e feminismos;
  • ⁠Objetivo: Estudar e debater sobre a realidades das mulheres e os feminismos;
  • ⁠Coordenador(a): Dra Alexsandra Maria Sousa Silva;
  • ⁠Período de existência: 2020-2024.
  • Descrição do grupo:Grupo de estudo e pesquisa voltado para estudar e pesquisar sobre as temáticas relacionadas a Análise do Comportamento;
  • ⁠Temática principal: Behaviorismo Radical, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento Aplicada;
  • ⁠Objetivo: Estudar, debater e pesquisar sobre os principais autores, conceitos e eventos históricos que levaram à construção da Análise do Comportamento enquanto ciência;
  • ⁠Coordenador(a): Professor Vicente André Alcântara Aguiar Filho;
  • ⁠Período de existência: desde agosto de 2022- atual.
  • Descrição do grupo: Grupo destinado ao estudo e aprofundamento das bases filosóficas e metodológicas da gestalt-terapia e sua prática clínica;
  • ⁠Temática principal: Psicopatologia e técnicas na clínica gestáltica;
  • ⁠Objetivo: Promover espaço criativo de discussão e construção dos conhecimentos acerca da abordagem gestaltica e de sua prática clínica na contemporaneidade;
  • ⁠Coordenador(a): Ma. Elis Sales Muniz Lima
  • ⁠Período de existência: desde 2023.2 – atual.
  • Descrição: O grupo SER tematiza o dispositivo da racialidade, analisando seus efeitos discursivos e não discursivos para os modos de subjetivação;
  • ⁠Temática principal: Relações étnico-raciais e modos de subjetivação;
  • ⁠Objetivo: Promover um espaço colaborativo para formação e letramento racial para estudantes de Psicologia;
  • ⁠Coordenador(a): Ma. Francisca Araújo Alana Aragão.
  • ⁠Período de existência: Início 2024.1- atual.
  • Descrição do grupo: Uma iniciativa dos professores buscando a articulação de diversos saberes e práticas profissionais que contribuirá para a formação dos futuros profissionais da Psicologia, possibilitando que o acadêmico compreenda a diversidade, complexidade e desenvolva uma responsabilidade social e principalmente ética fundamentadas em atribuições técnicas e científicas;
  • Temática principal: Psicologia e Saúde;
  • Objetivo: Promover a imersão de conhecimento técnico-científico e discussões no contexto da Psicologia e Saúde por meio da pesquisa científica;
  • Coordenadoras: Dra. Geórgia Maria Melo Feijão e Ma. Camila Maria de Oliveira Ramos;
  • Período de existência:desde março de 2023- atual.
  • Descrição do grupo:O GE está alicerçado na iniciativa dos acadêmicos e professores buscando a articulação de diversos saberes e práticas profissionais que contribuirá para a formação dos futuros profissionais da Psicologia, possibilitando que o acadêmico compreenda a diversidade, complexidade e desenvolva uma responsabilidade social e principalmente ética fundamentadas em atribuições técnicas e científicas;
  • Temática principal: Psicologia Hospitalar e educação e participação em saúde;
  • Objetivo: Promover a imersão de conhecimento técnico-científico e discussões no contexto da Psicologia Hospitalar;
  • Coordenadora: Ma. Camila Maria de Oliveira Ramos;
  • Período de existência:desde março de 2023- atual.

Conheça os Supervisores de Estágio

Coordenadora

Georgia Maria Melo Feijão

Sobre a coordenação

Profa. Dra. Geórgia Maria Melo Feijão

Doutorado em Psicologia – Universidade de Fortaleza (2020), Mestrado em Psicologia – Universidade de Fortaleza (2015). Graduação em Psicologia – Universidade de Fortaleza (2004). Especialista em Psicooncologia (2006) e em Neuropsicologia (2009) pela UniChristus. Atualmente é Docente dos cursos de Psicologia, Direito e Odontologia da Faculdade Luciano Feijão (FLF); Coordenadora do Curso de Psicologia na Faculdade Luciano Feijão (FLF); Supervisora de Estágio em Psicologia Hospitalar (Faculdade Luciano Feijão). Integrante do LEPP – Saúde (Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde – UNIFOR). Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da FLF.

Informações
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