Espera-se do egresso que o mesmo seja capaz de manifestar suas ideias com clareza, além de interpretar dados e fatos, elaborar questões e averiguar resultados, estabelecendo relações e atuando em organizações flexíveis, dinâmicas e/ou estruturadas, apoiado em bases científicas, técnicas, sociais e econômicas, visando uma adequação a um mundo diversificado, interdependente, regido por mudanças contínuas e pela interdisciplinaridade.
Disciplina | Carga Horária | |
---|---|---|
|
60 | |
|
80 | |
Didática e as Concepções Pedagógicas | 60 | |
|
40 | |
|
60 | |
|
40 | |
|
60 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Metodologia Científica | 40 |
Direitos Humanos, Relações Étnicos Raciais de Gênero | 40 |
Conteúdo e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos | 40 |
Concepções Interdisciplinares | 40 |
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa | 40 |
Alfabetização e Letramento | 40 |
Atividades Práticas Pedagógicas I | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão I | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Modelos e Tendências em Gestão | 80 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História | 40 |
Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil | 60 |
Gestão dos Processos Educacionais | 80 |
Educação dos Povos de Matrizes Africanas | 40 |
Atividades Práticas Pedagógicas II | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão II | 60 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Libras | 40 |
Empreendedorismo e Inovação | 60 |
Negociação e Resolução de Conflitos | 80 |
Conteúdo e Metodologia de Ensino de Geografia | 40 |
Conteúdo e Metodologia de Ensino de Ciênciais | 60 |
Gestão em Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica no Brasil | 60 |
Atividades Práticas Pedagógicas III | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão III | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Conteúdo e Metodologia de Ensino de Matemática | 60 |
Educação Inclusiva: Fundamentos, Legislação e Metodologias | 60 |
Conteúdo e Metodologia de Ensino de Educação em Física | 40 |
Conteúdo e Metodologia das Linguagens Artísticas | 40 |
Atividades Práticas Pedagógicas IV | 40 |
Estágio Supervisionado I | 100 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão IV | 60 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Princípios e Fundamentos do PDE, PPE e PE | 60 |
Psicomotricidade e Movimento | 40 |
Literatura Infanto-Juvenil | 60 |
Didática, Formação e Profissionalização Docente | 60 |
OPTATIVA 1 | 40 |
Atividades Práticas Pedagógicas V | 40 |
Estágio Supervisionado II | 100 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão V | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Avaliação de Aprendizagem | 40 |
Gestão dos Processos Educacionais Não-Escolares | 40 |
Teorias do Currículo | 80 |
Atividades Práticas Pedagógicas VI | 40 |
Estágio Supervisionado III | 100 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão VI | 60 |
Projeto de Pesquisa (TCC I) | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
OPTATIVA 2 | 40 |
Tecnologias Digitais e Práticas Inovadoras nos Processos Educativos | 40 |
Tópicos Especiais | 40 |
Estágio Supervisionado IV | 100 |
Atividades Práticas Pedagógicas VII | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II) | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão VII | 40 |
Os laboratórios possuem normas e regulamentos pré-estabelecidos, com quantidade de equipamentos adequados aos espaços físicos.
Coordenadora
Possuo uma formação acadêmica diversificada, com graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005) e posteriormente em Pedagogia pela mesma instituição (2017). Além disso, obtive mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2007), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e Pós-doutorado em zootecnia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2014). Sou também Psicopedagoga (Institucional, Clínica e Hospitalar) pelo Centro Universitário-UNINTA (2021) e Especialista em Psicologia Social e Comunidades pela Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo (2023). No campo da Pedagogia, possui experiência em educação não formal e pesquisas qualitativas. Integrante de grupos de pesquisa do CNPq intitulado “Psicologia e Educação: Subjetividades, Cidadania e Comunidades” do curso de psicologia da Faculdade Luciano Feijão. Está como pesquisadora convidada no Projeto Redinovagroeco da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Caprinos e Ovinos), contribuindo para a interseção entre a pedagogia e a sustentabilidade em contextos agropecuários. Atualmente, está na coordenação do curso de licenciatura em Pedagogia EaD.
Você tem alguma dúvida em relação ao curso ou instituição?