O curso de Medicina tem duração de 6 anos, divididos em três ciclos: os primeiros anos dedicados às disciplinas básicas, os intermediários com foco em disciplinas clínicas e os últimos anos voltados para o internato médico, com prática em unidades básicas de saúde e hospitais.
.
Sim, o curso de Medicina possui carga horária elevada e, por isso, o período é integral. As aulas e atividades práticas ocorrem tanto no turno da manhã quanto da tarde, com algumas atividades esporádicas à noite ou nos finais de semana.
Além de ser aprovado no ENEM, de acordo com os critérios do nosso edital de seleção, o candidato deve ter concluído o ensino médio. Nossa instituição oferece vagas por meio de processos seletivos regulares e transferência.
Além de ser aprovado no ENEM, de acordo com os critérios do nosso edital de seleção, o candidato deve ter concluído o ensino médio. Nossa instituição oferece vagas por meio de processos seletivos regulares e transferência.
Sim, contamos com laboratórios de morfologia, simulação realística, ambulatório simulado, habilidades clínicas, habilidades cirúrgicas, microscopia, fisiologia, bioquímica, entre outros, todos equipados com tecnologia de ponta para garantir uma formação prática de excelência.
Durante o curso de graduação, os alunos têm uma formação generalista. Após a conclusão, podem optar por seguir para programas de residência médica ou pós-graduação em diversas especialidades, como cardiologia, pediatria, cirurgia, ginecologia, neurocirurgia entre outras.
A instituição possui convênio e parcerias com a rede de atenção à saúde do município de Sobral e da região, proporcionando acesso a unidades básicas de saúde e hospitais, proporcionando aos estudantes uma ampla experiência clínica durante as atividades práticas e o internato.
O internato ocorre nos últimos dois anos do curso e consiste em uma imersão prática em diversas áreas da medicina, como clínica médica, cirurgia, pediatria e ginecologia-obstetrícia. Os estudantes acompanham e realizam atendimentos sob supervisão de médicos preceptores experientes.
Sim, por meio de vestibular social, a FLF disponibiliza bolsas para estudantes de baixa renda, com base em critérios socioeconômicos, sendo acompanhados pelo setor de filantropia da instituição. Além disso, a instituição participa de programas governamentais de financiamento estudantil, como o FIES, e indica algumas instituições de financiamento privado.
O valor da mensalidade pode variar de acordo com a política da instituição e o ano letivo. Para obter informações atualizadas sobre os custos, recomendamos que entre em contato com a nossa central de atendimento ou consulte o site oficial.
Nosso curso se destaca pela excelência acadêmica, corpo docente altamente qualificado, infraestrutura moderna, parcerias para a realização de práticas e estágio supervisionado com diversas instituições, garantindo uma formação sólida e alinhada às exigências do mercado de trabalho.
Após concluir a graduação, o médico está apto a exercer a medicina de forma generalista ou optar por continuar sua formação em programas de residência médica ou especializações para se tornar especialista em uma área específica.
Sim, oferecemos apoio e orientação para que os estudantes se preparem para os exames de residência médica, incluindo grupos de estudo, acesso a material preparatório e orientação de professores com experiência na área.
Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho – Coordenador
Email: gerardo.cristino@flucianofeijao.com.br
Prof. Dr. Ismael de Vasconcelos Ferreira – Coordenador Adjunto
E-mail: Ismael.vasconcelos@flucianofeijao.com.br
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 1 (DETH-1) | Ética e Prática Profissional Ciências Humanas e Saúde Leitura e Produção de Narrativas Habilidades Médicas Fundamentais Língua Inglesa 1 | 88 | 52 | 0 | 140 |
Atenção Integral em Saúde 1 (AIS-1) | Assistência Integral e Políticas de Saúde Pesquisa Aplicada à Saúde | 80 | 80 | 20 | 180 |
Estruturas e Funções do Corpo Humano 1 (EFCH-1) | Bases das Ciências Médicas Sistema Locomotor Sistema Cardiovascular Sistema Respiratório | 132 | 108 | 0 | 240 |
Carga Horária do Semestre | 300 | 240 | 20 | 560 |
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 2 (DETH-2) |
Comunicação e Prática Interprofissional Direitos Humanos e Cidadania Comunicação e Procedimentos Médicos 1 Língua Inglesa 2 |
100 | 40 | 0 | 140 |
Atenção Integral em Saúde 2 (AIS-2) |
Práticas de Atenção Básica em Saúde 1 Bases e Sistemas de Dados em Saúde |
80 | 80 | 20 | 180 |
Estruturas e Funções do Corpo Humano 2 (EFCH-2) |
Sistema Nervoso Sistema Digestório Sistema Gênito-Urinário Sistema Endócrino |
136 | 104 | 0 | 240 |
Carga Horária do Semestre | 316 | 224 | 20 | 560 |
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 3 (DETH-3) | Psicologia na Formação Médica LIBRAS Segurança do Paciente e do Profissional Comunicação e Procedimentos Médicos 2 Língua Inglesa 3 | 98 | 42 | 0 | 140 |
Atenção Integral em Saúde 3 (AIS-3) | Práticas de Atenção Básica em Saúde 2 Epidemiologia Clínica e Bioestatística | 100 | 60 | 20 | 180 |
Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) | Mecanismos de Agressão e Defesa I Mecanismos de Agressão e Defesa II Anatomofisiopatologia | 146 | 134 | 0 | 280 |
Carga Horária do Semestre | 344 | 236 | 20 | 600 |
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 4 (DETH-4) | Semiologia Médica | 62 | 178 | 0 | 240 |
Atenção Integral em Saúde 4 (AIS-4) | Práticas de Atenção Básica em Saúde 3 | 60 | 80 | 80 | 220 |
Clínicas Integradas de Assistência 1 (CIA-1) | Gestão da Clínica | 62 | 56 | 42 | 160 |
Carga Horária do Semestre | 184 | 314 | 122 | 620 |
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 5 (DETH-5) | Comunicação e Acolhimento da Mulher e da Gestante Comunicação e Acolhimento da Criança e do Adolescente Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia Suporte Avançado de Vida em Pediatria | 68 | 112 | 0 | 180 |
Atenção Integral em Saúde 5 (AIS-5) | Saúde da Mulher e da Gestante Saúde da Criança e do Adolescente | 52 | 80 | 88 | 220 |
Clínicas Integradas de Assistência 2 (CIA-2) | Saúde da Criança e do Adolescente Saúde da Mulher Saúde da Gestante e do Recém-Nascido | 30 | 88 | 82 | 200 |
Eletiva 1 (EL-1) | Eletiva 1 | 20 | 0 | 0 | 20 |
Carga Horária do Semestre | 170 | 280 | 170 | 620 |
TPE
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 6 (DETH-6) | Comunicação e Cuidado à Pessoa com Doença Crônica Não-Transmissivel Comunicação e Boética na Pessoa com Doença Crítica em Cuidados Intensivos Comunicação e Bioética em Cuidados Paliativos | 60 | 96 | 24 | 180 |
Atenção Integral em Saúde 6 (AIS-6) | Adulto com Condição Crônica Saúde do Homem Atenção Domiciliar | 50 | 64 | 66 | 180 |
Clínicas Integradas de Assistência 3 (CIA-3) | Cardiologia e Cirurgia Cardíaca Pneumologia e Cirurgia Torácica Gastroenterologia e Nutrologia Endocrinologia Nefrologia e Urologia | 100 | 70 | 70 | 240 |
Eletiva 2 (EL-2) | Eletiva 2 | 20 | 0 | 0 | 20 |
Carga Horária do Semestre | 230 | 230 | 160 | 620 |
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 7 (DETH-7) | Comunicação e Cuidado em Oncologia Comunicação e Cuidado em Hematologia Comunicação e Cuidado à Pessoa Idosa | 60 | 96 | 24 | 180 |
Atenção Integral em Saúde 7 (AIS-7) | Saúde do Idoso Doenças Infecciosas e Pessoas Vivendo com HIV | 72 | 60 | 88 | 220 |
Clínicas Integradas de Assistência 4 (CIA-4) | Doenças Infecciosas Dermatologia Traumato-Ortopedia Reumatologia | 70 | 64 | 66 | 200 |
Eletiva 3 (EL-3) | Eletiva 3 | 20 | 0 | 0 | 20 |
Carga Horária do Semestre | 222 | 220 | 178 | 620 |
Módulo | Unidades | T | P | E | Carga Horária |
---|---|---|---|---|---|
Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 8 (DETH-8) | Medicina Legal e Deontologia Médica Urgências Médicas Otorrinolaringologia/Oftalmologia | 60 | 96 | 24 | 180 |
Atenção Integral em Saúde 8 (AIS-8) | Atenção à Saúde Mental Atenção à Saúde do Trabalhador | 56 | 40 | 64 | 160 |
Clínicas Integradas de Assistência 5 (CIA-5) | Neurologia Neurocirurgia Psiquiatria Urgências e Emergências | 74 | 124 | 82 | 280 |
Carga Horária do Semestre | 190 | 260 | 170 | 620 |
Módulo | Unidades | Carga Horária |
---|---|---|
Estágio Curricular Obrigatório (Internato) | Internato em Clínica Médica, Internato em Cirurgia, Internato em Ginecologia-Obstetrícia, Internato em Pediatria, Internato em Saúde Coletiva, Internato em Saúde Mental, | 3.680 |
Carga Horária do internato | 3.680 |
T | P | E | TOTAL | % | |
---|---|---|---|---|---|
Componentes Curriculares Obrigatórios | 1.896 | 2.004 | - | 3.900 | 45,45 |
Estágio Curricular Obrigatório | 244 | 3.436 | - | 3.680 | 42,89 |
Componente Curriculares Eletivos | 60 | - | - | 60 | 0,70 |
Extensão Curricularizada | - | - | 860 | 860 | 10,02 |
Atividades Complementares | 80 | - | - | 80 | 0,93 |
Carga Horária do internato | 2.280 | 5.440 | 860 | 8.580 | - |
O curso de Medicina da Faculdade Luciano Feijão foi cuidadosamente planejado para formar médicos capacitados, com sólida base teórica, habilidades práticas e compromisso ético, preparados para enfrentar os desafios da saúde contemporânea. Com uma abordagem inovadora, que utiliza a aprendizagem baseada em casos e um currículo integrado, o curso equilibra conhecimento científico com experiências práticas desde os primeiros anos, em cenários de prática do SUS, promovendo um aprendizado que alia teoria, prática e contato direto com a realidade dos pacientes.
Ao longo de 6 anos de formação, os estudantes percorrem um caminho que abrange desde as ciências básicas até a imersão em práticas clínicas avançadas. Nossos estudantes contam com infraestrutura de ponta, incluindo laboratórios de simulação realística, morfologia, habilidades clínicas, habilidades cirúrgicas, ambulatório simulado, além de um amplo cenário de práticas onde poderão vivenciar o cotidiano de diversas especialidades médicas.
Além disso, oferecemos oportunidades de intercâmbio e parcerias com instituições de saúde renomadas, possibilitando uma formação global e o desenvolvimento de competências interculturais. O curso também coloca ênfase no cuidado integral ao paciente, trabalhando com uma visão humanista da medicina, valorizando a empatia, o respeito e a ética no atendimento.
Nosso corpo docente é formado por profissionais de excelência, com ampla experiência na prática e educação médica e de saúde. Ao final do curso, nossos egressos estão preparados tanto para atuar como médicos generalistas quanto para seguir na carreira acadêmica ou em programas de residência médica, com sólida formação para trilhar um caminho de sucesso no campo da saúde.
Ambiente para prática e treinamento de habilidades cirúrgicas necessárias para a atuação profissional. Conta com 4 vestiários individuais, sendo 1 deles com acessibilidade, armário para guarda de roupas, lavabo e chuveiro lava-olhos; com 1 expurgo; 1 sala de esterilização; e, 1 local para guarda de materiais e equipamentos.
Dê sua opinião sobre nossos laboratórios e infraestrutura
Prof. Anderson Weiny é biólogo, com experiência em prática laboratorial para o ensino das estruturas celulares e moleculares do corpo humano. É professor do módulo Estruturas e Funções do Corpo Humano 1 (EFCH-1).
Prof. Ian Ribeiro é médico neurologista, com experiência em anatomia e fisiologia do corpo humano e em clínica médica. É professor do módulo Estruturas e Funções do Corpo Humano 1 (EFCH-1).
Profa. Mônica Lima é fisioterapeuta e sanitarista, com experiência em gestão pública da saúde e ensino em saúde coletiva. É professora do módulo Atenção Integral em Saúde 1 (AIS-1).
Prof. Ismael Vasconcelos é educador, com experiência em formação para as humanidades, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. É professor do módulo Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 1 (DEHT-1).
Prof. Oséias Soares é fisioterapeuta, com experiência em educação na saúde e gestão pública de serviços de saúde. É professor do módulo Atenção Integral em Saúde 1 (AIS-1).
Profa. Pollyanna Martins é cirurgiã-dentista e sanitarista, com experiência em ensino de epidemiologia e pesquisa na área da saúde. É professora do módulo Atenção Integral em Saúde 1 (AIS-1).
Prof. Renaud Aguiar é advogado, com experiência em ensino de ética, bioética e direitos humanos. É professor do módulo Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 1 (DEHT-1).
Prof. Willy Okoba é médico cirurgião geral e cirurgião pediátrico, com experiência em anatomia e fisiologia do corpo humano, clínica médica e simulação realística para o ensino em saúde. É professor dos módulos Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 1 (DEHT-1) e Estruturas e Funções do Corpo Humano 1 (EFCH-1).
Profa. Vitória Myria é médica reumatologista, com experiência em anatomia, farmacologia e fisiologia do corpo humano e clínica médica. É professora dos módulos Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 1 (DEHT-1) e Estruturas e Funções do Corpo Humano 1 (EFCH-1).
Profa. Gabriella Fontenele é médica, com residência e experiência em Clínica Médica. É professora do módulo Desenvolvimento Ético-Humanístico e Técnico 1 (DEHT-1).
O valor da semestralidade para o semestre 2025.1 do Curso de Medicina da Faculdade Luciano Feijão será de R$ 71.940,00, em seis mensalidades de R$ R$ 11.990,00.
FLF participa do programa de financiamento estudantil do Governo Federal (FIES) e indica algumas instituições de financiamento privado.
Inscreva-se no processo seletivo 2025.1 para o curso de Medicina da Faculdade Luciano Feijão
Editais 2025.1