FLF CONNECT     PortugueseEnglishSpanish

Internacionalização

Plano de Internacionalização 2022 - 2025

A institucionalização da internacionalização objetiva especificar, em sintonia com grupo gestor da Faculdade Luciano Feijão, políticas, processos, projetos, programas e ações de institucionalização voltadas ao desenvolvimento de competências globais na perspectiva da Educação para a Cidadania Global (ECG), convergentes com princípios da Educação Internacional difundidos por organizações nacionais e internacionais, como, por exemplo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e, ainda, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Webinar

Seminário

Objetivo do Seminário 

O Seminário visa desenvolver espaço para debate e difusão do tema internacionalização do ensino superior com a participação de pesquisadores , intercambistas e demais membros da comunidade acadêmica.

Histórico do Evento

O Seminário é fruto de projeto de pesquisa em funcionamento desde 2020,  das Professoras Doutoras Márcia Zabdiele Moreira (Universidade Federal do Ceará), Kilvia Souza Ferreira (Universidade Federal do Ceará) e  Fabiana Pinto de Almeida Bizarria (Faculdade Luciano Feijão), sobre Internacionalização de Instituições de Ensino Superior.

A pesquisa tem como eixos de análise: i) abordar o contexto normativo brasileiro que ampara os processos de internacionalização de instituições de ensino superior no Brasil desde a Lei de Diretrizes e Bases; (ii), analisar Planos de Internacionalização do Ensino Superior a partir da adesão ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Edital CAPES n. 41/2017); (iii) desenvolver levantamento bibliométrico sobre o tema em bases de dados internacionais; e (iv) compreender a Internacionalização a partir da percepção de intercambistas. 

Caros coordenadores e docentes,

Ao passo que a Faculdade Luciano Feijão inicia um movimento de institucionalização de práticas voltadas à internacionalização do seu ensino, consideramos essencial conhecer atividades dessa natureza junto ao nosso corpo docente.

Além de reunirmos evidências sobre essas práticas, o levantamento permite conhecer redes, grupos e projetos com potencial de parcerias institucionais internacionais.

Esse movimento reconhece a internacionalização mediada pelo processo de cooperação. Com isso, nosso capital social será nosso aliado nesse processo, com a análise e construção de pontes favoráveis às experiências internacionais de nossos estudantes, com fortalecimento institucional do desenvolvimento de competências formativas, com impacto nos currículos; e organizacionais, com influência ao nível da cultura pró-internacionalização.

Contamos, portanto, com a valorosa contribuição do nosso corpo docente, ao nos apoiar nesse movimento, evidenciando experiências que nos ajudará a reunir dados e fazer gestão do processo com maior assertividade.

Profa. Dra. Fabiana Almeida

Coordenadora
Profa. Dra. Fabiana Almeida

Lattes – http://lattes.cnpq.br/0008637422329772
Contato - internacionalizacao@lf.edu.br