Administração

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Apresentação

Com base na missão estabelecida, o Curso de Administração tem sua estrutura curricular voltada à realidade do nordeste brasileiro, ou seja, à nova característica socioeconômica que se evidencia na região Norte no Estado do Ceará.

A Faculdade Luciano Feijão, ciente das exigências impostas pelo mercado, concebeu este curso partindo da premissa básica de que o mercado necessita de gestores empreendedores, preparados para o desempenho de atividades criativas, inovadoras e desafiantes, estabelecidas pelas empresas contemporâneas.

Esses profissionais estão sendo preparados para desenvolverem novas práticas de gestão que contribuirão para o desenvolvimento mercadológico da região, tornando-se capazes de acompanhar a concorrência mundial advinda da globalização. As oportunidades para esses profissionais estão subdivididas nas diversas áreas de atuação, não só no Nordeste, mas em todo o país, tendo como premissa a construção social e a cidadania consciente com ética e pró-atividade.

Para atingir a concepção idealizada, elaborou-se uma estrutura curricular que visa o desenvolvimento das habilidades específicas do profissional nela formado, para que possa ser excelente condutor de trabalho, para formar o seu próprio negócio ou para liderar empreendimentos e organizações de terceiros, que assuma o papel de impulsionador de mudanças através da aquisição dos seguintes conteúdos:

– Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação, da informação e das ciências jurídicas;

– Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;

– Conteúdos dos Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração;

– Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar que possibilitarão o enriquecimento do perfil do egresso.

O Currículo contempla atividades complementares, como instrumento de interdisciplinaridade e como ambiente propício ao desenvolvimento de novas aprendizagens na área de administração e em áreas afins.

Partindo destas abordagens o curso contempla em seu projeto político pedagógico uma identidade com o cenário nacional, preservando características específicas da região. As disciplinas: Gestão Estratégica e Planejamento Organizacional, Política Econômica Brasileira e Desenvolvimento Regional, Estatística e Indicadores Regionais, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Gestão Empreendedora e Desenvolvimento Local, entre outras, foram planejadas com o objetivo de conferir ao curso um caráter singular, em consonância com o cenário regional, levando em conta o contexto sociopolítico e econômico global.

Objetivo Geral

O curso de Administração tem por objetivo promover a formação de Gestores para o mercado, desenvolvendo comportamentos éticos e profissionais, com habilidades para a coordenação de atividades, organização, planejamento estratégico e operacionalização de trabalhos na área empresarial, adaptáveis ao processo de mudança contínua nas Organizações e na sociedade contemporânea.

Objetivos Específicos

  •  desenvolver a capacidade de articulação dos processos de comunicação oral, escrita e digital;
  •  utilizar o embasamento teórico relacionado aos aspectos filosóficos, legais e econômicos, bem como os antecedentes históricos da ciência da administração no desenvolvimento das atividades profissionais;
  • promover a capacitação técnica para a gestão organizacional, tendo como base ferramentas contábeis, da matemática e da metodologia de pesquisa;
  • apropriar-se dos conteúdos político, econômico, comportamental, antropológico e social, aplicáveis à realidade local e global e utilizá-los como referência no desenvolvimento de projetos;
  • desenvolver a capacitação técnica para a gestão dos processos de produção, logística, recursos materiais e patrimoniais;
  • dominar técnicas para a gestão de pessoas, gestão estratégica e mercadológica, utilizando-se de recursos da estatística, da legislação empresarial e da tecnologia da informação aplicáveis nas práticas profissionais;
  • desenvolver a capacitação técnica para a gestão de marketing, bem como o domínio de conteúdos relacionados aos indicadores financeiros e orçamentários;
  • gerenciar estratégias competitivas para o desenvolvimento de produtos e de planejamento de marketing, observando e compreendendo os aspectos ambientais, éticos e de responsabilidade social, bem como sua relação com o empreendedorismo e o desenvolvimento regional;
  • compreender os processos de Organização, através dos conceitos de sistemas e métodos e suas aderências às diversas estratégias da gestão administrativa;
  • desenvolver potencialidades para a gestão de serviços e suas particularidades;
  • utilizar técnicas de avaliação de projetos, visando desenvolver a prática através dos conteúdos de Marketing de Serviços, Pesquisa de Mercado e Consultoria Organizacional;
  • compreender o processo do Comportamento do Consumidor e sua inter-relação com as inúmeras oportunidades apresentadas pelo mercado.

Estrutura do Curso

  • Duração do Curso: 08 (oito) semestres
  • Turno: Noite
  • Carga Horária:
    Disciplinas: 2.880
    Estágio Curricular Supervisionado: 300
    Atividades Complementares: 140
    TOTAL: 3.320
  • Vagas: 100 vagas anuais
  • Grau: Bacharel

Área de Atuação Profissional

O bacharel em Administração tem como campo de atuação as empresas de micro, pequeno, médio, grande porte e Organizações Não Governamentais (ONGs). Também pode segmentá-lo em empresas públicas ou privadas, ou ainda em empresas do ramo industrial, comercial, serviços ou rural. Seguindo os preceitos do Artigo 2º da Lei 4.756 que define as áreas e os campos privativos de administração em:

  • Administração Financeira;
  • Administração Mercadológica/Marketing;
  • Administração de Produção;
  • Organização e Métodos e Programas de Trabalho;
  • Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas;
  • Administração de Materiais e Patrimoniais;
  • Administração de Sistemas de Informação;
  • Comércio Exterior;
  • Empreendedorismo;
  • Carreira Docente;
  • Administração Esportiva;
  • Administração Hospitalar;
  • Administração Hoteleira;
  • Terceiro Setor.

A LF Júnior Consultoria

A LF Júnior Consultoria desenvolve atividades de diagnóstico, análise, elaboração, implantação e monitoramento de projetos, consultoria em gestão, tecnologia, informação e comunicação empresarial, treinamento e seleção de pessoal. A efetivação da Loja Aprendiz consolidou-se como um espaço laboratorial de práticas empreendedoras que tem a premissa de complementar a formação acadêmica do aluno, incentivando a criação de novos líderes empreendedores e um novo conceito, valores e visões para o mercado. Isso se deve ao fato destes universitários terem a oportunidade de, através da empresa júnior, gerir uma empresa real e aplicar os conceitos assimilados.

Reconhecimento do Curso

Portaria Nº 269, de 3 de Abril de 2017 (Renovação de Reconhecimento)

Grade e Corpo Docente

DisciplinaCarga Horária
1º semestre
Comunicação Empresarial80
Direito40
Economia80
Filosofia40
Tecnologia da Informação40
Teoria G. da Administração80
Metodologia de Pesquisa
em Administração
40
2º Semestre
Gestão das Organizações80
Contabilidade40
Matemática40
Política Econômica Brasileira e
Desenvolvimento Regional
80
Psicologia e Comportamento
Organizacional
80
Direito e Legislação Social80
3º Semestre
Matemática Financeira80
Ética e Cidadania40
Estudos Antropológicos e
Sociológicos
80
Direito Empresarial40
Gestão Mercadológica80
4 Semestre
Estatística e Indicadores Regionais80
Logística e
Operações da Produção
80
Gestão de Pessoas I80
Sistemas de Informações
Gerenciais
80
5º Semestre
Contabilidade e Custos80
Gestão de Recursos
Materiais e Patrimoniais
80
Gestão Estratégica e
Planejamento Organizacional
80
Pesquisa Operacional40
Gestão de Serviços e
Terceirização
80
Comércio Eletrônico
6º Semestre
Gestão Financeira e
Orçamentária
80
Gestão Ambiental e
Responsabilidade Social
80
Gestão Empreendedora e
Desenvolvimento Local
80
Desenvolvimento e
Gerência de Produtos
80
Gestão de Pessoas II40
Inovação e Sustentabilidade
7º Semestre
Planejamento de Marketing80
Marketing Cultural, Político e Social80
Estágio Supervisionado I150
Elaboração e
Avaliação de Projetos
80
Organização,
Sistemas e Métodos
40
Consultoria Organizacional40
Projeto de Pesquisa40
8º Semestre
Marketing de Serviços80
Estágio Supervisionado II150
Pesquisa de Mercado80
Comportamento do Consumidor80
Jogos Empresariais80
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)40

Coordenação

Rogeane Morais Ribeiro

Coordenadora
Rogeane Morais Ribeiro

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2001). Pós-graduação em Contabilidade Gerencial Pública e Privada pela UVA (2002). Pós-graduação em Marketing pela UVA (2008). Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2011). Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Participante dos grupos de pesquisa - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP): Núcleo de Pesquisa em Tecnologia de Gestão (NuTeG) da Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI; Grupo de Pesquisa Empreendedorismo, Inovação, Sustentabilidade e Meio Ambiente da Faculdade Luciano Feijão (FLF); Intenção e Educação Empreendedora Discente da Faculdade Luciano Feijão (FLF). Possui experiência em Gestão de Custos, Avaliação de Desempenho, Cenários Estratégicos e Metodologia da Pesquisa. Atualmente está com coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão – FLF.