Editais Para a Monitoria 2018

Prezados alunos da Faculdade Luciano Feijão, encontram-se disponíveis no sítio da FLF os editais para a Monitoria 2018 dos quatro cursos de graduação, quais sejam, Direito (23 vagas), Psicologia (8 vagas), Administração (3 vagas) e Engenharia Civil (1 vaga).

Para concorrer à monitoria, o aluno deve ter cursado a disciplina para a qual esteja pleiteando a vaga, tendo sido aprovado por média. Deverá ainda submeter-se ao processo de seleção. Todas as datas, como inscrições e datas das provas encontram-se disponíveis no predito edital.

Cada aluno poderá se candidatar para apenas uma disciplina. O mandato do monitor é de um ano, não renovável. A seleção dos monitores das disciplinas será realizada por prova de conhecimento que deverá ser elaborada pelo professor da disciplina a qual o candidato pleiteia a vaga e pela análise de histórico escolar.

Extrapolado o número de vagas ofertadas para cada curso, os monitores que quiserem realmente exercer a monitoria poderão, caso aprovados, exercê-la na qualidade de voluntários, sem fazer jus à bolsa. O processo seletivo classificará os candidatos habilitados em ordem decrescente para o preenchimento das vagas. Os candidatos aprovados terão seu IRA – Índice de Rendimento Acadêmico analisado, sendo alocados nas vagas respectivas aqueles com média geral (nota da prova mais IRA) mais elevada.

Poderão candidatar-se à Monitoria os alunos regularmente matriculados no semestre letivo de 2017.2, que comprovem ter sido aprovados por média na disciplina que pleiteiam vaga. A Monitoria terá vigência de fevereiro a dezembro de 2018.

A bolsa poderá ser cancelada: por desistência do aluno; a pedido do orientador; por trancamento de matrícula; por sanção disciplinar; por desempenho insatisfatório, ou por outros casos não previstos e a serem decididos pela Coordenação de Monitoria.

O bolsista fará jus a um abatimento equivalente a 20% da sua mensalidade, a título de bolsa, a partir do mês de fevereiro de 2018, estendendo-se o benefício até dezembro do mesmo ano, salvo se houver desligamento do aluno do programa. Os monitores conveniados ou que tenham algum desconto na mensalidade poderão optar pela bolsa, ou pelo desconto já oferecido. A bolsa não incidirá sobre a matrícula semestral.

As atribuições do monitor são: assistir ao docente no atendimento de grupos de estudo; prestar atendimento individual a alunos em caso de dúvidas (plantão de dúvidas); acompanhar e auxiliar o docente em atividades relacionadas com a disciplina; realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas; elaborar relatório mensal das atividades desenvolvidas.

Ao final do mandato, o aluno deverá apresentar um trabalho científico, o qual deverá também ser entregue na forma de paper acadêmico, sobre algum tema que se relacione com a sua experiência de iniciação à docência, ou algum tema de relevância albergado pela disciplina objeto da monitoria, como condição “sine qua non” para obtenção do certificado de monitoria.

Por fim, é vedado ao aluno monitor: substituir o professor na regência de aulas; executar funções administrativas e/ou alheias à monitoria; elaborar ou corrigir provas e exames; acumular monitorias e bolsas;

Saudações a todos e boa sorte aos alunos interessados no programa de iniciação à docência da FLF!

Prof. Me. Átila de Alencar Araripe Magalhães
Coordenador de Monitoria da FLF