Apresentação

Apresentação – Pesquisa

Entendendo que excelência em ensino superior tem a ver com a consolidação de uma cultura acadêmica que pensa o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades complementares e indissociáveis, a direção geral da FLF criou, no segundo semestre de 2008, um Grupo de Trabalho em Pesquisa e Extensão (GTPE) para pensar uma política de incentivo à pesquisa e à extensão na instituição. O GTPE, composto por professores mestres e doutores, dos cursos de Administração e de Direito, de significativa inserção acadêmica, experiência e compromisso com a relação entre ensino, pesquisa e extensão, constituiu a raiz do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE) da FLF que foi oficialmente criado em fevereiro de 2009. Desde então, o NPE foi responsável por planejar, a partir das propostas dos docentes e discentes, iniciativas de fomento às práticas de pesquisa e extensão na Faculdade. Dentre as ações que desenvolveu, destacam-se a realização de cinco edições do Encontro de Pesquisa e Extensão, o lançamento dos editais para a seleção de projetos de pesquisa, extensão e grupos de estudo, que destinam bolsas para que professores e estudantes possam desenvolver atividades nessas três modalidades acadêmicas e a criação da revista Scientia, veículo de incentivo à pesquisa e divulgação científica da Faculdade Luciano Feijão.

No final do ano de 2012, o NPE foi extinto e em seu lugar surgiram duas coordenadorias distintas: a Coordenadoria de Pesquisa e a Coordenadoria de Extensão.
A Coordenadoria de Pesquisa vem dando continuidade ao trabalho de fomentar, acompanhar e divulgar as atividades de pesquisa no âmbito da FLF, buscando sempre um diálogo com as atividades de ensino e de extensão. Para isso, conta com o Programa de Iniciação Científica (PROIC) e o Programa de Incentivo à Formação em Pesquisa (PROFOP), além de organizar cursos, seminários e encontros com intuito de socializar os conhecimentos produzidos pelos docentes e discentes da FLF e fornecer-lhes conhecimentos teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas científicas socialmente comprometidas. A Coordenadoria é também responsável pela divulgação e pelo acompanhamento dos Editais do PROIC e do PROFOP.