Enfermagem

Enfermagem

 Apresentação

O Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão está de acordo com o que prescrevem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001, e ao que recomenda a Resolução 350 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Tendo como objetivo formar o enfermeiro(a) dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como conhecedor(a) da organização do sistema de saúde vigente no país, capaz de atuar com eficiência e compromisso no cuidado em saúde, o Curso de Enfermagem da FLF está pautado nas mais atuais estratégias pedagógicas destinadas à formação em saúde, atento a seu dinamismo e a velocidade das transformações no cenário da formação de profissionais para a saúde.

Destarte, habilita o profissional para o exercício da profissão quanto às prerrogativas éticas e legais do Bacharelado em Enfermagem em consonância com a legislação vigente.

Objetivo Geral

Formar o enfermeiro(a) dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como conhecedor(a) da organização do sistema de saúde vigente no país, capaz, assim, de atuar com eficiência e compromisso no cuidado em saúde visando melhores condições de saúde para a população.

Objetivos Específicos

  • Possibilitar a formação integral do enfermeiro comprometido com a realidade sócio regional.
  • Formar um enfermeiro apto a desempenhar as suas funções de maneira a atender as aspirações de uma sociedade em constante transformação e ser capaz de compreender a saúde de modo integral.
  • Formar um enfermeiro que entenda ser o objetivo final da atuação do enfermeiro o “Homem”, com todos os seus valores, crenças e aspirações, com uma compreensão mais completa da complexidade do ser humano, bem como no entendimento integral do próprio papel do enfermeiro.
  • Propiciar um ambiente adequado para o desenvolvimento e a maturação das características pessoais positivas e de atitude de valores humanísticos necessários a uma profissão que lida, primordialmente, com problemas de pessoas/comunidades e que tenta resolvê-los pelo trabalho multidisciplinar tendo como beneficiários os indivíduos e a comunidade, promovendo a saúde de todos.
  • Transmitir aos estudantes os fundamentos das ciências biológicas e psicossociais como base para a compreensão das ciências da enfermagem, integrando os conteúdos básicos e profissionalizantes.
  • Propiciar oportunidades de aprendizado em todas as áreas de atuação do enfermeiro, com a compreensão dos princípios do SUS, da hierarquização e descentralização dos serviços de saúde.
  • Propiciar maiores oportunidades de trabalho dos estudantes com os pacientes, em ambientes menos complexos e menos especializados (na própria casa dos familiares, nas unidades básicas de saúde, entre outros), para que eles possam aprender-fazendo.
  • Vincular o ensino à Atenção Primária à Saúde, com atuação na rede básica de saúde, permitindo através do ensino na comunidade, a reflexão sobre as condições de vida da população e o significado do trabalho do enfermeiro.
  • Propiciar oportunidades de vivenciar os serviços de referência da atenção básica (serviços secundários e terciários) compreendendo os graus de especialização requeridos, decorrentes das necessidades de saúde identificadas nas unidades de saúde da família do município.
  • Aproximar de maneira efetiva o ensino de graduação com os serviços de saúde na região de abrangência da Faculdade Luciano Feijão.
  • Oferecer oportunidades mais frequentes de aprendizado e de contato com áreas mais específicas de conhecimento e de prática de enfermagem por meio de atividades de pesquisa integrada ao ensino, envolvendo os Profissionais de Saúde dos serviços conveniados, professores, estudantes e comunidade.
  • Garantir a formação de profissionais com autonomia, discernimento e capacidade reflexiva/crítica para assegurar a integralidade da atenção, qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.
  • Formar um enfermeiro com competência técnico científico – humanista, respeitando os preceitos éticos, contribuindo para a assistência integral à saúde da população.
  • Participar da produção e divulgação do conhecimento da Enfermagem e da área de saúde por meio de seu corpo docente e discente.
  • Contribuir para a qualidade da atenção à saúde da população por meio da integração do ensino/serviço.
  • Propiciar a formação de um enfermeiro capaz de saber lidar com a diversidade de comportamentos, de crenças e ideias, reconhecendo o direito das famílias e do paciente.
  • Promover estilos de vida saudáveis, mediante o trabalho junto a indivíduos e grupos de risco na proteção à saúde e prevenção de doenças físicas e mentais.

Estrutura do Curso

  • Duração do Curso: 10 (dez) semestres
  • Turno: Vespertino
  • Carga Horária:
    Componentes curriculares: 3.155h
    Atividades Complementares: 180h
    Internato: 1.440h
    Total:  4.775h
  • Vagas: 200 vagas anuais
  • Grau: Bacharel

Perfil do Egresso

Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com a qualificação para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.

Ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.

Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Laboratórios

O Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão dispõe de três Laboratórios Didáticos especializados e um Laboratório de Informática, integrados às atividades de aprendizagem do currículo do curso bacharelado de enfermagem com os equipamentos e materiais necessários para as aulas práticas.

Os laboratórios dispõem de normas e regulamentos, com quantidade de equipamentos adequados aos espaços físicos.

  • Laboratório Integrado de Anatomia Humana;
  • Laboratório Integrado de Ciências Biológicas;
  • Laboratório de Habilidades para o Cuidado em Saúde e de Práticas de Enfermagem.

Grade

DisciplinaCarga Horária
CICLO DAS NECESSIDADES DO CUIDADO EM SAÚDE
1° SEMESTRE – EIXO CUIDADO COM A SAÚDE DA CRIANÇA
Aspectos Éticos, Humanísticos, Sociológicos e Antropológicos na Formação do Enfermeiro I40
Bases Biológicas do Ser Humano I
60
Crescimento e Desenvolvimento da Criança80
Quem é a Criança?30
Semiologia do Recém-Nascido, do Lactente, do Pré-Escolar e do Escolar60
Vigilância em Saúde da Criança80
Sistema de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Processo Saúde-Doença I40
Bases Históricas do Exercício da Enfermagem40
2º SEMESTRE - EIXO CUIDADO COM A SAÚDE DO ADOLESCENTE
Aspectos Éticos, Humanísticos, Sociológicos e Antropológicos na Formação do Enfermeiro II40
Bases Biológicas do Ser Humano II60
Bases Teóricas e Metodológicas da Prática de Enfermagem I40
Puberdade e Desenvolvimento80
Quem é o Adolescente?30
Semiologia do Adolescente
60
Sistema de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Processo Saúde-Doença II40
Vigilância em Saúde do Adolescente80
3° SEMESTRE – EIXO CUIDADO COM A SAÚDE DA MULHER
Aspectos Éticos, Humanísticos, Sociológicos e Antropológicos na Formação do Enfermeiro III40
Bases Biológicas do Ser Humano III60
Bases Teóricas e Metodológicas da Prática de Enfermagem II40
Quem é a Mulher?30
Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher80
Semiologia da Mulher60
Sistema de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Processo Saúde-Doença III40
Vigilância em Saúde da Mulher80
4° SEMESTRE – CUIDADO COM A SAÚDE DO HOMEM
Aspectos Éticos, Humanísticos, Sociológicos e Antropológicos na Formação do Enfermeiro IV40
Bases Biológicas do Ser Humano IV60
Bases Metodológicas das Pesquisas em Enfermagem40
Quem é o Homem?30
Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem80
Semiologia do Homem60
Sistema de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Processo Saúde-Doença IV40
Vigilância em Saúde do Homem80
5° SEMESTRE – CUIDADO COM A SAÚDE DO IDOSO
Aspectos Éticos, Humanísticos, Sociológicos e Antropológicos na Formação do Enfermeiro V40
Bases Farmacológicas Aplicadas à Enfermagem60
Quem é o Idoso?30
Saúde Sexual e o Processo de Envelhecimento do Idoso80
Semiologia do Idoso45
Sistema de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Processo Saúde-Doença V40
Vigilância em Saúde do Idoso80
CICLO DE PRÁTICAS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM
6° SEMESTRE – TEORIAS E PRÁTICAS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM I
Aspectos Éticos, Humanísticos, Sociológicos e Antropológicos na Formação do Enfermeiro VI40
Fundamentos da Administração de Enfermagem e Gestão dos Serviços de Saúde I40
Sistema de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Processo Saúde-Doença VI40
Teoria e Prática da Enfermagem na Clínica120
Teoria e Prática da Enfermagem na Saúde e Trabalho80
Teoria e Prática de Enfermagem em Saúde Mental
80
Eletivo I40
7° SEMESTRE – TEORIAS E PRÁTICAS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM II
Aspectos Éticos, Humanísticos, Sociológicos e Antropológicos na Formação do Enfermeiro VII40
Fundamentos da Administração de Enfermagem e Gestão dos Serviços de Saúde II40
Sistema de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Processo Saúde-Doença VII40
Teoria e Prática da Enfermagem Cirúrgica80
Teoria e Prática da Enfermagem na Terapia Intensiva80
Teoria e Prática da Enfermagem na Urgência e Emergência120
Eletivo II40
MÓDULOS ELETIVOS
Assistência ao Paciente Estomizado40
Assistência de Enfermagem à Gestante e ao Parto
40
Assistência de Enfermagem em Gerontologia40
Bioestatística40
Bioética e Saúde40
Enfermagem e Saúde do Trabalhador40
Métodos Contraceptivos40
Ações Educativas em Saúde Coletiva40
Enfermagem Pré-Hospitalar40
Inglês Instrumental40
CICLO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS
8° SEMESTRE – INTERNATO I E TCC I
Internato I em Serviços da Atenção Básica à Saúde480
TCC I – Construção do Projeto60
9 ° SEMESTRE – INTERNATO II E TCC II
Internato II em Serviços da Atenção Secundária e Especialidades em Saúde480
TCC II – Desenvolvimento do Projeto60
10 ° SEMESTRE – INTERNATO III E TCC III
Internato III em Serviços da Atenção Hospitalar480
TCC III – Conclusão e Apresentação60

Coordenação

Denise Lima Nogueira

Coordenadora
Denise Lima Nogueira

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2016). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Auditoria dos Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2012). Atua como Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão (FLF), Coordenadora de Educação Permanente e do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Possui experiência na área da Enfermagem e Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Saúde Materno-Infantil, e Educação e Formação na Saúde.