Administração

Administração

Apresentação

Com base na missão estabelecida, o Curso de Administração tem sua estrutura curricular voltada à realidade do nordeste brasileiro, ou seja, à nova característica socioeconômica que se evidencia na região norte no Estado do Ceará. A Faculdade Luciano Feijão, ciente das exigências impostas pelo mercado, concebeu este curso partindo da premissa básica de que o mercado necessita de gestores empreendedores, preparados para o desempenho de atividades criativas, inovadoras e desafiantes, estabelecidas pelas empresas contemporâneas. Esses profissionais estão sendo preparados para desenvolverem novas práticas de gestão que contribuirão para o desenvolvimento mercadológico da região, tornando-se capazes de acompanhar a concorrência mundial advinda da globalização. As oportunidades para esses profissionais estão subdivididas nas diversas áreas de atuação, não só no Nordeste, mas em todo o país, tendo como premissa a construção social e a cidadania consciente com ética e pró- atividade. Para atingir a concepção idealizada, elaborou-se uma estrutura curricular que visa o desenvolvimento das habilidades específicas do profissional nela formado, para que possa ser excelente condutor de trabalho, para formar o seu próprio negócio ou para liderar empreendimentos e organizações de terceiros, que assuma o papel de impulsionador de mudanças através da aquisição dos seguintes conteúdos:
• Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação, da informação e das ciências jurídicas;
• Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;
• CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO 30
• Conteúdos dos Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração; Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar que possibilitarão o enriquecimento do perfil do egresso. O Currículo contempla atividades complementares, como instrumento de interdisciplinaridade e como ambiente propício ao desenvolvimento de novas aprendizagens na área de administração e em áreas afins. Partindo destas abordagens o curso contempla em seu projeto político pedagógico uma identidade com o cenário nacional, preservando características específicas da região. As disciplinas: Gestão Estratégica e Planejamento Organizacional, Política Econômica Brasileira e Desenvolvimento Regional, Estatística e Indicadores Regionais, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Gestão Empreendedora e Desenvolvimento Local, entre outras, foram planejadas com o objetivo de conferir ao curso um caráter singular, em consonância com o cenário regional, levando em conta o contexto sociopolítico e econômico global.

Geral

O curso de Administração tem por objetivo promover a formação de Gestores para o mercado, desenvolvendo comportamentos éticos e profissionais, com habilidades para a coordenação de atividades, organização, planejamento estratégico e operacionalização de trabalhos na área empresarial, adaptáveis ao processo de mudança contínua nas Organizações e na sociedade contemporânea.

Específicos

• desenvolver a capacidade de articulação dos processos de comunicação oral, escrita e digital;
• utilizar o embasamento teórico relacionado aos aspectos filosóficos, legais e econômicos, bem como os antecedentes históricos da ciência da administração no desenvolvimento das atividades profissionais;
• promover a capacitação técnica para a gestão organizacional, tendo como base ferramentas contábeis, da matemática e da metodologia de pesquisa; 31 Manual Acadêmico 2016.2 – ADMINISTRAÇÃO
• apropriar-se dos conteúdos político, econômico, comportamental, antropológico e social, aplicáveis à realidade local e global e utilizá-los como referência no desenvolvimento de projetos;
• desenvolver a capacitação técnica para a gestão dos processos de produção, logística, recursos materiais e patrimoniais;
• dominar técnicas para a gestão de pessoas, gestão estratégica e mercadológica, utilizando-se de recursos da estatística, da legislação empresarial e da tecnologia da informação aplicáveis nas práticas profissionais;
• desenvolver a capacitação técnica para a gestão de marketing, bem como o domínio de conteúdos relacionados aos indicadores financeiros e orçamentários;
• gerenciar estratégias competitivas para o desenvolvimento de produtos e de planejamento de marketing, observando e compreendendo os aspectos ambientais, éticos e de responsabilidade social, bem como sua relação com o empreendedorismo e o desenvolvimento regional;
• compreender os processos de Organização, através dos conceitos de sistemas e métodos e suas aderências às diversas estratégias da gestão administrativa;
• desenvolver potencialidades para a gestão de serviços e suas particularidades;
• utilizar técnicas de avaliação de projetos, visando desenvolver a prática através dos conteúdos de Marketing de Serviços, Pesquisa de Mercado e Consultoria Organizacional;
• compreender o processo do Comportamento do Consumidor e sua inter-relação com as inúmeras oportunidades apresentadas pelo mercado.

Estrutura do Curso

Duração do Curso: 08 (oito) semestres
Turno: Noite
Carga Horária:
• Disciplinas: 2.880
• Estágio Curricular Supervisionado: 300
• Atividades Complementares: 140 TOTAL: 3.320
Vagas: 100 vagas anuais
Grau: Bacharel

Área de Atuação Profissional

O bacharel em Administração tem como campo de atuação as empresas de micro, pequeno, médio, grande porte e Organizações Não Governamentais (ONGs). Também pode segmentá-lo em empresas públicas ou privadas, ou ainda em empresas do ramo industrial, comercial, serviços ou rural. Seguindo os preceitos do Artigo 2º da Lei 4.756 que define as áreas e os campos privativos de administração em:
• Administração Financeira;
• Administração Mercadológica/Marketing;
• Administração de Produção;
• Organização e Métodos e Programas de Trabalho;
• Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas;
• Administração Financeira;
• Administração de Materiais e Patrimoniais;
• Administração de Sistemas de Informação;
• Comércio Exterior;
• Empreendedorismo;
• Carreira Docente;
• Administração Esportiva;
• Administração Hospitalar;
• Administração Hoteleira;
• Terceiro Setor.

A LF Júnior Consultoria

A LF Júnior Consultoria desenvolve atividades de diagnóstico, análise, elaboração, implantação e monitoramento de projetos, consultoria em gestão, tecnologia, informação e comunicação empresarial, treinamento e seleção de pessoal. A efetivação da Loja Aprendiz consolidou-se como um espaço laboratorial de práticas empreendedoras que tem a premissa de complementar a formação acadêmica do aluno, incentivando a criação de novos líderes empreendedores e um novo conceito, valores e visões para o mercado. Isso se deve ao fato destes universitários terem a oportunidade de, através da empresa júnior, gerir uma empresa real e aplicar os conceitos assimilados.

Reconhecimento do curso

Portaria nº 447, de 10 de novembro de 2011 (Renovação de Reconhecimento)

Missão do Curso

Com base na missão estabelecida, o Curso de Administração tem sua estrutura curricular voltada à realidade do nordeste brasileiro, ou seja, à nova característica socioeconômica que se evidencia na região norte no Estado do Ceará. A Faculdade Luciano Feijão, ciente das exigências impostas pelo mercado, concebeu este curso partindo da premissa básica de que o mercado necessita de gestores empreendedores, preparados para o desempenho de atividades criativas, inovadoras e desafiantes, estabelecidas pelas empresas contemporâneas.

Coordenação

Antonia Marcia Rodrigues Sousa

Coordenadora
Antonia Marcia Rodrigues Sousa

Doutora em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Francisca Juliana Miranda Linhares

Coordenadora Adjunta
Francisca Juliana Miranda Linhares

Graduada em curso de Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. especializações: MBA em Gestão de Pessoas pelo INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada, na área da Administração e Especialização em Docência em Educação Profissional pelo IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, na área da Educação. Mestranda em Administração pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí por meio de Minter - Mestrado Interinstitucional.

Assuntos Relacionados